Criado através da Lei Complementar nº 279 em 29/08/2008, realiza necropsias decorrente de morte natural ocorrida em emergências, residências, via pública ou hospital cuja causa da morte não foi devidamente esclarecida.

Situado anexo ao Hospital Regional Hans Dieter Schimidt à Rua Xavier Arp, s/nº, Bairro Iririú, funciona 24 horas ininterruptas.

Atende ao município de Joinville e Grande Joinville (26 municípios), aproximadamente 1,5 milhões de habitantes, conforme Deliberação da CIB nº 283/2014.

Referência para aquela região integra a Rede de SVO do Ministério da Saúde – Portaria 1405/2006 que “Institui a Rede Nacional de Serviços de Verificação de Óbito e Esclarecimento da Causa Mortis (SVO).

Está subordinado à Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Joinville, e conta com uma equipe de 04 Médicos Patologistas, 05 Técnicos de Necropsia e 01 Auxiliar Administrativo.

Municípios de abrangência do SVO municipal de Joinville:

Araquari

Balneário Barra do Sul