MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE

A Média Complexidade engloba serviços especializados em hospitais e ambulatórios, como pediatria, ortopedia, cardiologia, oncologia, entre outros. Já a Alta Complexidade no SUS abrange procedimentos de alta tecnologia e custo elevado, garantindo acesso qualificado à população e integração com os demais níveis de atenção à saúde.

SERVIÇO DE ATENÇÃO À SAÚDE DE PESSOAS COM ESTOMIAS

O Serviço Estadual de Atenção às Pessoas com Estomias Intestinal, Urinária e/ou Fístulas Cutâneas concede às pessoas residentes no Estado de Santa Catarina, que realizaram cirurgia de estomia (ileostomia, colostomia e urostomia) e fístulas cutâneas e necessitam de bolsas coletoras e materiais adjuvantes de proteção e segurança.

Para ingressar no Serviço de Atenção às Pessoas com Estomias Intestinal, Urinária e/ou Fístulas Cutâneas:

Após alta hospitalar da cirurgia o usuário deverá comparecer à Unidade Básica de Saúde munido do laudo médico padronizado pela SES (expedido na alta hospitalar), cópia do RG, CPF, Cartão Nacional do SUS e do comprovante de residência.

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde realizará a avaliação de enfermagem (formulário padronizado) e realizará a abertura de processo que será encaminhado para a Regional de Saúde e posteriormente ao Serviço Estadual. É imprescindível que seja informado o número de telefone atualizado do usuário.

Após cadastrado o usuário receberá, mensalmente, todos os equipamentos necessários (bolsas de colostomia ou urostomia e adjuvantes) que deverão ser retirados na Unidade Básica de Saúde.

No caso de alteração do tipo de material utilizado, aumento no quantitativo e/ou inclusão de novos insumos (bolsa ou adjuvantes de segurança ou proteção) somente mediante preenchimento da Ficha de alteração.

Reversão (Anastomose): Cirurgia de reversão de estomias, conforme Deliberação CIB 008/2021 - Cirurgias Eletivas.

No caso de Alta/óbito preencher a Ficha de Movimentação do Usuário e encaminhar via e-mail, para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para o Processo de Reabilitação Fonatória:

ANEXO I - Formulário de Reabilitação Fonatória preenchido pelo médico do UNACON de referência para cirurgia.

Cópia do RG, CPF, CNS e Comprovante de residência.

Para o Processo de Reabilitação Pulmonar:

ANEXO II - preenchido por médico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta ou enfermeiro.

Cópia do RG, CPF, CNS e Comprovante de residência.

Para solicitação de troca de insumos de reabilitação pulmonar:

ANEXO III - preenchido por médico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta ou enfermeiro.

Laringe Eletrônica:

ANEXO X - médico ou fonoaudiólogo do CACON/UNACON.

Cópia do RG , CPF ,comprovante de residência, Cartão Nacional de Saúde.