COMPONENTE BÁSICO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA - CBAF

O CBAF promove ao cidadão acesso a medicamentos e insumos para o tratamento dos principais problemas e condições de saúde da população brasileira na Atenção Primária à Saúde (APS). Esses itens estão elencados nos anexos I (Relação Nacional de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica) e IV (Relação Nacional de Insumos) da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) vigente. O financiamento desse componente é responsabilidade dos três entes federados, sendo o repasse financeiro regulamentado pelos artigos nº 537 a 539 da Portaria de Consolidação GM/MS nº 6, de 28 de setembro de 2017.

IMPORTANTE!
Informações atualizadas a respeito do repasse financeiro da farmácia básica serão fornecidas pelo setor financeiro da SES/SC através do telefone 48 3664.8868/8870.

  • PORTARIA 2.516 DE 21 DE DEZEMBRO DE 2020

    Este repasse financeiro será feito diretamente do Fundo Nacional de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde, pois a execução do CBAF é descentralizada, portanto não passa pelo Fundo Estadual.

    Segundo assessoria do COSEMS, inclusive o repasse já foi realizado e deve ser executado até o dia 31/12/2020. Entretanto, um ofício conjunto do Presidente do COSEMS e do Secretário de Estado de Saúde de Santa Catarina foi enviado ao Ministro da Saúde, pedindo a prorrogação deste prazo. Mais orientações ou dúvidas devem ser dirigidas ao representante do COSEMS em sua região.

CONTATO DIAF - SES/SC
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
48 3665.4511

A Diretoria de Assistência Farmacêutica - DIAF realiza a distribuição dos medicamentos e insumos do Programa Saúde da Mulher, encaminhados pelo Ministério da Saúde (MS), trimestralmente a todo o Estado. São encaminhados os medicamentos e insumos aos 293 municípios do estado de SC, não incluindo Florianópolis e Joinville, que recebem diretamente do MS.

O controle e a distribuição dos medicamentos e insumos do programa Saúde da Mulher são norteados pelo cronograma e formulário (Google Forms) elaborados pela DIAF e enviado link por email aos municípios para preenchimento de todos os campos. O formulário no Google Forms e as informações deverão ser descritas em número de ampolas, cartelas e unidades de DIU e diafragmas.

As Regionais de Saúde são atualizadas sobre o processo de controle e distribuição, bem como a data de início e término do prazo para o preenchimento do formulário no Google Forms.

Os municípios que não preencherem na data determinada implicará no não recebimento dos medicamentos e insumos do programa Saúde da Mulher, sendo orientado como alternativa o remanejamento intermunicipal.

CONTATO DIAF - SES/SC
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
48 3665.4524

No Estado de Santa Catarina, o acesso aos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) é viabilizado através de farmácias especializadas presentes nos 295 municípios. A solicitação desses medicamentos requer um processo administrativo que inclui avaliação de documentação e exames, seguido de autorização para fornecimento e programação de dispensação nas unidades de saúde correspondentes.

No contexto prisional, o acesso aos medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) e Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) geralmente ocorre através das portas de acesso do município aos medicamentos do SUS. As unidades básicas de saúde ou centros de tratamento de doenças infecciosas servem como locais para os agentes penitenciários retirarem os medicamentos, mediante prescrição médica e documentação específica.

Além disso, os municípios que aderem à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade (PNAISP) recebem um incentivo financeiro do Ministério da Saúde. Esse recurso, no valor de R$ 17,73 por pessoa privada de liberdade por ano, é destinado exclusivamente à compra dos itens do CBAF listados na Relação Nacional de Medicamentos (RENAME), conforme determinações das Portarias do Ministério da Saúde e Deliberações CIB de Santa Catarina.