O Hospital Regional de Araranguá foi inaugurado em 1986. A unidade tem mais de 40.000m²  e 14.000m² de área construída.

A unidade tem mais de 400 funcionários e um corpo clínico com mais de 80 médicos. A estrutura possui Emergência Externa (24h), Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Hospital Dia Cirúrgico, Maternidade, além das Unidades de Internação.

Especialidades clínicas

Clínica Geral; Cardiologia; Nefrologia; Infectologia; Pediatria; Ginecologia e Obstetrícia, Terapia Intensiva, Otorrinolaringologia.

Especialidades cirúrgicas

Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Cirurgia Pediátrica, Ortopedia, Ginecologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia e Bucomaxilofacial.

Apoio à Diagnose e Terapia

Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Radiologia, Ultrassonografia, Tomografia, Contrastados e Laboratório de Análises Clínicas.

O Instituto Desenvolvimento Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS) é responsável pela gestão do Hospital Regional de Araranguá.

.