icone facebookicone twittericone instagram

Equipes de fiscalização e vigilância do Estado de Santa Catarina e dos municípios da região da Grande Florianópolis irão atuar para acompanhar o devido cumprimento das regras sanitárias durante o feriado prolongado de Finados.

A primeira reunião para acerto das ações foi promovida na terça-feira (27) após alerta do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. Nesta quinta-feira (29) um novo encontro reuniu representantes da Secretaria de Estado da Saúde, prefeituras da região, Polícia Civil, Polícia Militar, Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), Defesa Civil e vigilâncias sanitárias municipais e estadual.

De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Raquel Bittencourt, foi apresentado um diagnóstico do cenário atual da pandemia e dos reflexos da aglomeração registrada no feriado de 12 de outubro no número de casos diários. A região da capital vem apresentando alta em número de casos nos últimos dias. Apenas no boletim desta quarta-feira (28) foram registrados 1065 novos casos nos municípios de Florianópolis, São José e Palhoça.

Foi definida que uma ação será realizada já no final de semana com foco nas praias, parques e rotas gastronômicas.

“Ficou acertado que a Vigilância Sanitária irá fiscalizar restaurantes, hotéis e bares para avaliar o cumprimento das regras sanitárias referente à pandemia de Covid”, afirma. “A Vigilância estadual e suas regionais irão a campo durante todo o feriado para apoiar as demandas dos municípios”.

Finados

Além das ações de fiscalização, a Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária, elaborou uma nota técnica visando trazer orientações à população no sentido de evitar aglomerações no dia 2 de novembro, dia de Finados.

A nota traz orientações para prevenção do contagio por COVID-19 no que tange, principalmente, ao acesso aos cemitérios e seus entornos e pontua também cuidados que devem ser tomadas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Vigia Covid

O cidadão pode denuncias aglomerações ou descumprimento de regras sanitárias. Os contatos para todas as situações estão disponíveis através do Projeto Vigia Covid, que pode ser acessado no link https://www.saude.sc.gov.br/index.php/noticias-geral/11742-coronavirus-em-sc-projeto-vigia-covid-e-iniciado-em-santa-catarina