A Maternidade Darcy Vargas (MDV), de Joinville, completa no dia 16 de abril, 75 anos de serviços Obstétricos e Neonatológicos de excelência prestados aos moradores da Região Norte e Nordeste de Santa Catarina. Para comemorar a data, a unidade realiza até o dia 17 ações para os servidores e pacientes, entre elas entrega de toucas personalizadas para os bebês nascidos no dia da fundação da maternidade.

A unidade é Referência Estadual no Atendimento especializado da tríade: mãe-filho-família, em Gestação de Alto Risco e em UTI Neonatal. Certificados pelo Ministério da Saúde, o Banco de Leite Humano é o Centro de Referência para o Estado de Santa Catarina, bem como a Atenção Humanizada ao Recém-Nascido - Método Canguru.

A MDV também é Referência em Atendimento em Neonatologia e Atendimento Ambulatorial de Alto Risco (Obstetrícia) para os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garupa, Itapoá, Joinville, São João do Itapevi e São Francisco do Sul.

901

A filosofia de atendimento humanizado prestado pela maternidade envolve desde o acolhimento à família, até os cuidados com o Recém-Nascido, o que já concedeu a Maternidade alguns títulos, entre eles: Hospital Amigo da Criança, concedido pela UNICEF em 1994; Maternidade Segura, atribuído pelo Ministério da Saúde em 1996; reconhecida como Centro de Referência Docente-Assistencial da Saúde da Mulher em 1997. Em 2004, recebeu o 4ª Prêmio Professor Gaba de Araújo, também concedido pelo MS pela atenção humanizada ao parto e ao nascimento. Em abril de 2016 veio o Prêmio Dr. Pinotti - Hospital Amigo da Mulher -, instituído pela Câmara de Deputados Federais, sendo a maternidade escolhida na região Sul.

Em março de 2022, a MDV recebeu a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca, maior distinção da Prefeitura de Joinville, aos profissionais que atuam na área da saúde, pela demonstração de comprometimento e resiliência no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

A maternidade também possui a Casa Gestante Bebê e Puérpera que, desde março de 2021, recebe as mães de bebês internados na unidade neonatal para fortalecer assim o vínculo mãe-bebê, tão importante durante este período.

Informações para imprensa:
Gabriela Ressel