Garantir o acesso à saúde à população catarinense, seguindo os princípios do SUS, para que esta possa viver mais e melhor, com esse principio a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem aportando investimentos para a melhoria das estruturas hospitalares e a ampliação e regionalização dos atendimentos. Entre as Unidades que estão recebendo esta atenção está o Hospital Regional Homero de Mirando Gomes (HHG) e o Instituto de Cardiologia (ICSC).

Foto: Arquivo/Ascom

Já está em andamento o processo para a contratação de serviços de recuperação da cobertura do ambulatório das unidades, em um investimento de 1,7 milhão. O processo encontra-se aguardando deliberação do Grupo Gestor de Governo.

Neste sentindo, o HHG também vem promovendo melhorias na rede de encanamento com a substituição dos canos de cobre por Polipropileno Copolímero Random (PPR).

Foto: Arquivo/Ascom

Além dos investimentos em infra-estrutura, a SES vem trabalhando para atender a necessidade de manutenção predial. Através de edital conjunto com a Secretaria de Educação (SED) abriu vagas para a contratação imediata de auxiliar de serviços gerais que atuarão em diversas unidades hospitalares.

Para ampliar a realização das cirurgias eletivas, também está sendo realizada a aquisição de 10 perfuradores e seis serras Sagital. Esses equipamentos são utilizados em procedimentos ortopédicos, no tratamento de fraturas, colocação de próteses de quadril, joelho e fêmur além do tratamento de deformidades ósseas.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, André Motta Ribeiro, há um conjunto de ações sendo realizadas no sistema hospitalar do estado que buscam resolver problemas estruturais históricos. “Estamos investindo na nossa rede hospitalar, através da valorização do servidor, de investimentos na manutenção dos hospitais e em novos projetos, sendo a construção do Complexo Hospitalar, o maior deles”, afirma.

Com a construção do Complexo serão integrados num único local o Hospital Infantil Joana de Gusmão, o Hospital Celso Ramos, do Hospital Nereu Ramos e a Maternidade Carmela Dutra. O projeto está sendo viabilizado através de convênio firmado pelo Programa de Parcerias e Investimentos de Santa Catarina (PPI-SC) da SCPar.

Mais informações para a imprensa:
Karla Lobato
Secretaria de Estado da Saúde - SES