A Coordenação de Garantia dos Atributos da APS tem como objetivo definir padrões mínimos de oferta de serviços de saúde em nível primário, promovendo a implantação de uma carteira de serviços abrangente e a efetiva adoção de diretrizes e protocolos clínicos próprios da APS pelas as equipes assistenciais e os municípios catarinenses integrantes do Sistema Único de Saúde.

Organizar de forma ascendente as redes e fluxos instituídos orientando-se pela maior resolubilidade possível nos primeiros níveis, de modo a garantir a assistência à saúde em tempo oportuno e a integralidade aos usuários do SUS.

Qualificar a Coordenação do Cuidado enquanto atributo essencial da APS, por meio do empoderamento, treinamento e qualificação das equipes de APS e das gestões municipais no planejamento e ações necessárias para o manejo populacional em seus territórios adscritos.

Contribuir para redução custos provenientes de litígios e ações judiciais a partir do aumento da resolubilidade em nível de APS, da qualidade da assistência e da melhoria da comunicação em âmbito clínico, bem como reduzindo a demanda por serviços, insumos e medicamentos de alto custo de forma sistêmica.

Articular-se com as coordenações da DAPS, outros serviços de saúde, instituições e órgãos afins, orientando-se pelas melhores evidências científicas, com as linhas de cuidado e redes de serviços já existentes.

COORDENADORA: Maria Catarina da Rosa - Enfermeira Mestre em Saúde Coletiva

E-mail: atributosdaps@saude.sc.gov.br