Historia do Serviço de Saúde Auditiva: Concessão de Próteses Auditivas e outros Atendimentos

O Estado de Santa Catarina atuava como fornecedor de aparelhos auditivos até o início de 2003.  A partir do credenciamento de um prestador pela Portaria GM/ 432/03, passou-se a prestar atendimento ao usuário portador de com deficiência auditiva.

Em 2004 o Estado passou a ter 02 Unidades Prestadoras de Serviços de Reabilitação Auditiva, AADAV - Associação Assistencial dos Deficientes Auditivos e Visual em Jaraguá do Sul e a Clinica Otovida em Florianópolis.

O Serviço de Saúde Auditiva consiste em Referência e Contra Referência: na Média Complexidade e de Alta Complexidade, devendo ofertar consultas e exames aos pacientes referenciados e concessão de AASI (Aparelho Auditivo)  aos usuários que tenham o diagnostico confirmado de deficiência auditiva.

Atualmente o Serviço de Saúde Auditiva do Estado de Santa Catarina atende os 295 municípios do Estado, através de 06 prestadores de Serviço, distribuídos: 02 na Macrorregião Nordeste (Centrinho de Joinville e ADAAV de Jaraguá do Sul), 02 na Macrorregião da Grande Florianópolis (Hospital Universitário e Clínica Otovida), 01 na Macrorregião da Foz do Itajaí (UNIVALI) e 01 na Macrorregião do Grande Oeste (Clínica Integrada do Oeste).

Clientela: usuários residentes no Estado de Santa Catarina, com suspeita e/ou perda auditiva comprovada.

Objetivo: avaliar e conceder AASI e Sistema FM (frequência modulada) conforme os critérios e diretrizes do Serviço no Estado.