O Serviço de Oxigenoterapia e Ventilação Domiciliar é uma assistência prestada pela SES, com recursos do Estado, por meio da contratação de empresa terceirizada para o fornecimento do serviço no domicílio do paciente dependente de oxigenoterapia prolongada e ventilação domiciliar.
Objetivo
Melhorar a qualidade de vida dos pacientes dependentes desse tratamento, onde uma rotina é estabelecida com a convivência e participação da família.
Resultados Esperados
Reduzir o tempo de internação hospitalar |
Evitar reinternação |
Diminuir o risco de infecção hospitalar |
Reduzir o custo da assistência |
Clientela
População - Alvo:
Portadores de enfermidades que residem no Estado de Santa Catarina e que, mediante avaliação médica preencham os critérios do SOVD, para o tratamento com ODP ou VNID. A ODP é voltada aos portadores de diversas patologias, tais como: doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), doença pulmonar intersticial, doenças congênitas que provocam hipoxemia, deformidades torácicas graves, bronquiectasias, fibrose cística, doenças da circulação pulmonar e cardiopatias graves. Para a VNID, o maior grupo de pacientes corresponde àqueles com doenças torácicas restritivas (Trauma Raqui-Medular, Cifoescoliose e Sequela de Poliomielite) e doenças neuromusculares (Esclerose Lateral Amiotrófica e Distrofias Musculares).