O Hospital Governador Celso Ramos (HGCR) alcançou marcos históricos em 2023. Entre janeiro e agosto deste ano, foram realizados 9.482 procedimentos cirúrgicos, sendo que o mês de agosto foi o mais produtivo, com 1.401. Os dados apontam também um aumento na média mensal, que apresentou um incremento de 28% se comparado ao mesmo período de 2022.

CristianoAndujar CA6 8986 redimencionada

Fotos: Cristiano Andujar/ SECOM

Os maiores avanços estão nas áreas de traumatologia-ortopedia, neurocirurgia e oftalmologia. Até agosto, o hospital realizou 4.125 cirurgias ortopédicas, com uma média mensal de 516. Em 2020, a média mensal foi de 423 procedimentos; em 2021, de 402; em 2022, de 390.

"Nosso hospital tem ampliado a atuação cirúrgica em todas as áreas e alcançado números históricos. O grande desafio é conciliar as urgências da porta da emergência e a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos", afirma o diretor do HGCR, Michel Faraco.

Em abril deste ano, foi reaberta a ala de cirurgia oftalmológica, em um investimento de R$ 60 mil do Governo do Estado. Com este movimento, que dobrou o número de salas cirúrgicas, o hospital apresentou uma ampliação de 98% no número de procedimentos, chegando a uma média mensal de 185.

No mesmo caminho, a neurocirurgia ampliou em 30% o número de procedimentos ao longo deste ano. Com base no último quadrimestre, são quase 120 cirurgias por mês. Em comparação aos últimos três anos, estão sendo feitos 20% a mais de procedimentos.

Mais informações para a imprensa:
Karla Lobato
Secretaria de Estado da Saúde