A governadora Daniela Reinehr se reuniu com representantes do setor produtivo do Vale do Itapocu, na manhã desta segunda-feira, 09, para tratar de melhorias para a saúde e a infraestrutura da região. O encontro de trabalho aconteceu na sede da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS) e contou com a presença de secretários de Estado e parlamentares do Norte catarinense. As principais reivindicações foram a continuidade dos trabalhos de duplicação do trecho estadualizado da BR-280, em Guaramirim, e a habilitação, junto ao Ministério da Saúde, do setor de cardiologia do hospital São José, de Jaraguá do Sul.

Foto: Mauricio Vieira/Secom

Em relação ao trecho estadualizado da BR-280, a governadora e o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, garantiram que a duplicação segue em ritmo acelerado, com um rendimento de aproximadamente R$ 6 milhões por mês, e não vai parar. Os dois lembraram que a licitação para a construção das obras de arte, incluindo a ponte do Portal, deve ser finalizada até o fim deste ano. Daniela Reinehr também enfatizou que o investimento em infraestrutura e em corredores logísticos segue como uma prioridade do Governo do Estado. Ao todo, o investimento para a duplicação do trecho estadualizado é de aproximadamente R$ 150 milhões.

“Jaraguá do Sul e toda essa região são exemplos da pujança de Santa Catarina e do seu desenvolvimento. É importante criar esse canal de comunicação e ouvir as demandas da comunidade. A questão logística é muito importante para Jaraguá do Sul. Viemos transmitir também a mensagem de que a obra da BR-280 não será interrompida e a nossa intenção é agilizá-la ao máximo. Temos aqui um exemplo de sucesso que está dando muito certo. A obra está andando muito bem e vai ser cada vez melhor”, afirmou a governadora em coletiva de imprensa.

Daniela Reinehr contou ainda que trabalhará junto ao Governo Federal para viabilizar os recursos que garantam um andamento satisfatório da obra de duplicação da BR-280 em seu trecho sob responsabilidade da União.

Saúde em pauta

As autoridades também discutiram os protocolos de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus na região. O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e a governadora, elogiaram a atuação local, com um comitê específico para tratar da questão e que vem registrando uma das menores taxas de mortalidade do Estado. Também foi demandado o auxílio do Estado para a habilitação do setor de cardiologia do Hospital São José. Hoje, os pacientes SUS são encaminhados para a cidade de Mafra. A governadora e o secretário se comprometeram a lutar por esta causa junto ao Governo Federal.

Presidente da ACIJS elogia canal de diálogo

Na avaliação do presidente da ACIJS, Luiz Hufennüssler Leigue, o saldo da reunião de trabalho é bastante positivo. Ele elogiou a oportunidade de ter um diálogo aberto com as principais autoridades do Governo Estadual.

“Ficamos muito lisonjeados e honrados com a visita da governadora, principalmente pela possibilidade de termos um diálogo com o Governo do Estado. Em tempos de muita insegurança, não só no Brasil como no mundo, na questão política e no processo democrático, essa abertura é muito importante. Tivemos uma conversa franca e pragmática com os agentes da comunidade e o Governo, para tratar das questões que são mais pertinentes para nós”, afirma Leigue.

O presidente também elogiou os avanços na BR-280 e reforçou o trabalho de excelência realizado no enfrentamento ao coronavírus na região.  O prefeito interino de Jaraguá do Sul, Udo Wagner, também teceu elogios pelo ritmo acelerado das obras de infraestrutura e agradeceu ao secretário de Estado da Infraestrutura por detalhar os projetos para a região, como a duplicação da SC-108, entre Guaramirim e Massaranduba, a implantação do asfalto na SC-414, entre Luiz Alves e a SC-108, e a duplicação do acesso oeste a São Bento do Sul.

Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Secretaria Executiva de Comunicação - SECom