icone facebookicone twittericone instagram

O Ministério da Saúde (MS) realizará, entre os dias 16 e 27 de setembro, a vacinação contra febre amarela e sarampo em cinco cidades brasileiras fronteiriças aos países que compõem o Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai). Em Santa Catarina, a ação será em Dionísio Cerqueira, município que faz fronteira com a Argentina. A cidade catarinense possui uma sala de vacinação que funciona em horário estendido, das 7h às 19h. O Dia D será em 21 de setembro.

A ação respeitará os protocolos e calendário de vacinação de cada país. Em Santa Catarina, a tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola) será aplicada em pessoas com seis meses a 29 anos de idade, com esquema vacinal incompleto, nunca imunizadas ou sem comprovante de vacinação. A vacina contra a febre amarela será aplicada em pessoas com mais de 9 meses de idade nunca imunizadas ou sem comprovante de vacinação.

Moradores de Dionísio Cerqueira que não tenham se vacinado contra essas doenças ou estejam com o esquema incompleto devem procurar a unidade de saúde do município para atualizar a caderneta de vacinação. Para se imunizar, basta levar a carteirinha de vacinação (se tiver) e um documento com foto.

De acordo com a gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual (DIVE/SC), Lia Quaresma Coimbra, é importante lembrar que, no caso da vacina tríplice viral, pessoas com idade entre um e 29 anos precisam ter duas doses, considerando um intervalo de, pelo menos, 30 dias entre a primeira e a segunda dose. No caso da febre amarela, uma única dose é suficiente para que a pessoa fique imunizada por toda a vida.

O objetivo desta ação, segundo o Ministério, é ampliar as coberturas vacinais em função do sarampo nas Américas e potenciais surtos de febre amarela em regiões do Brasil. A iniciativa conta com o apoio de países do Mercosul, estados e municípios brasileiros. Além de Dionísio Cerqueira, participam da campanha, simultaneamente, os seguintes municípios brasileiros: Ponta Porã (MS), Barra do Quaraí (RS) e Foz do Iguaçu e Barracão (PR).

Unidade Básica de Saúde de Dionísio Cerqueira/SC

Período: De 16 a 27 de setembro

Endereço: Rua Cabo João Loureiro s/n centro – Dionísio Cerqueira/SC

Horário: das 7h às 19h