icone facebookicone twittericone instagram

A Secretaria de Estado da Saúde deu início, durante esta semana, na operacionalização de um Plano Piloto de qualificação hospitalar no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. O trabalho vem sendo realizado pela Comissão de Qualificação Hospitalar da Secretaria, através da Superintendência dos Hospitais Públicos Estaduais.

A Comissão de Qualificação Hospitalar é formada por uma equipe multidisciplinar de natureza técnico científica que atua direta ou indiretamente na assistência à saúde. Os integrantes são representantes profissionais da Secretaria de Estado da Saúde, apoiadores e membros da unidade hospitalar.

Entre os objetivos desta comissão, que iniciou na última quarta está a orientação das unidades hospitalares para execução de um trabalho sistêmico por meio da organização dos processos internos na perspectiva de obtenção de certificações, a construção de diretrizes que garantam a qualidade da assistência em saúde, a ampliação de uma cultura institucional da qualidade.

“Esse trabalho tem o objetivo introduzir a cultura  de qualificação de nossas unidades hospitalares integrantes da rede de assistência pública e melhor a assistência para a população do estado de Santa Catarina", afirma Greici Weinzierl Gonzalez coordenadora da comissão e doutora em administração hospitalar com ênfase em qualidade internacional. “Queremos chegar a uma certificação e acreditação externa para conseguir mais recursos para a SES”.