Florianópolis, 3 de dezembro de 2014.

A Secretaria de Estado da Saúde informa, a seguir, a situação das emergências dos hospitais Celso Ramos, Florianópolis, Regional de São José e Instituto de Cardiologia, nesta quarta-feira, 03 de dezembro.

A emergência do Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, atendia 27 pessoas até o fim da manhã desta quarta-feira. A situação é de normalidade na unidade de saúde. Segundo informações da instituição, havia quatro pacientes em estado grave. Nas últimas 24 horas, o Celso Ramos recebeu, na Emergência, 283 pessoas. Deste total de atendimentos, 100 casos são do setor de ortopedia que, em geral, envolve pessoas que sofreram acidentes de trânsito.

O Hospital Florianópolis estava atendendo, às 12h desta quarta-feira, dois pacientes; 35 pessoas aguardavam atendimento no saguão. Segundo informações da direção do hospital, três pacientes estão internados na emergência geral. A situação é de normalidade. Nas últimas 24 horas, o Hospital Florianópolis, que é referência em ortopedia, atendeu 105 pacientes na emergência ortopédica. Na emergência geral foram socorridas 350 pessoas, e no setor pediátrico foram atendidas 123 crianças nas últimas 24 horas.

O Instituto de Cardiologia, que atende, via Sistema Único de Saúde, a população com problemas cardiológicos, estava atendendo, até as 14h desta quarta-feira, 06 pacientes na Emergência. Não havia pessoas aguardando consulta. Segundo informações da direção do Instituto, 37 pacientes estão internados na Emergência (08 no semi-intensivo; 01 pessoa na reanimação; 12 no repouso; e outros 16 pacientes na medicação). Até o início da tarde, havia 73 pessoas nas unidades de internação e outras 10 na ala coronária. Nas últimas 24h, o ICSC atendeu 34 pessoas na Emergência e fez 18 novas internações. Há um total de 110 pacientes internados no hospital.

No Hospital Regional de São José havia, na emergência geral, 71 pacientes internados até o início da tarde desta quarta-feira. A emergência está lotada. O atendimento é feito de acordo com a gravidade dos casos, a partir da classificação de risco que é feita com cada paciente que chega. Nas últimas 24 horas, de acordo com as informações da direção do Hospital Regional de São José, houve 343 atendimentos em emergência (envolvendo emergência geral, oftalmológica e obstétrica). Na emergência pediátrica, 147 crianças foram atendidas. O quadro geral do Hospital Regional de São José é de 265 pacientes internados.

No Hospital Regional de São José, cerca de 80% dos casos que chegam à Emergência são ambulatoriais, ou seja, são situações que podem ser resolvidas nos postos de saúde. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde orienta a população a primeiro procurar os centros de saúde dos seus municípios. Os postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão aptos a atender situações de urgência, que são aqueles em que a pessoa não corre riscos. São casos, por exemplo, de febre e dores generalizadas. Os casos mais graves serão encaminhados para os hospitais.