Florianópolis, 12 de novembro de 2014

Técnicos da Atenção Básica e do Sistema de Informação de 70 municípios de médio e grande porte participam da Oficina para Multiplicadores da Estratégia E-SUS AB, que está sendo realizada no auditório da Epagri, em Florianópolis. O evento começou na terça-feira e encerra-se hoje, 12, no final da tarde. Representantes das 36 Gerências de Saúde de Santa Catarina também participam da oficina.

Na pauta da oficina consta a palestra da coordenadora Geral de Acompanhamento e Avaliação do Ministério da Saúde (MS), Vanessa Lora. O objetivo dessa capacitação é apresentar a versão 1.3 do E-SUS AB e o relato dos municípios de Camboriú e Joinville que já implantaram o programa.

O E-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações do setor em nível nacional. “Essa ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população”, destaca a gerente de Coordenação da Atenção Básica, Lizete Contin. A estratégia E-SUS faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS.

Em Santa Catarina, entre abril e julho de 2014, foram capacitados 655 profissionais de 277 municípios catarinenses. Cada região de saúde organizou sua capacitação em parceria com o Datasus, Gerências Regionais de Saúde e municípios