icone facebookTwitterInstagram

Florianópolis, 14 de outubro de 2014.

A equipe do serviço de Reabilitação Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo (RIA) do Centro Catarinense de Reabilitação (CCR) conquistou o 1º lugar na Campanha Serviços Públicos e Fonoaudiologia do 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 1º Congresso de Fonoaudiologia em Educação, realizado entre os dias 8 e 11 de outubro, em Joinville. O trabalho vencedor, Inserção da Fonoaudiologia no Primeiro Centro Especializado em Reabilitação (CER) habilitado em Santa Catarina, foi apresentado por Michele Gindri Vieira, fonoaudióloga do CCR.

Em julho de 2013 o CCR foi habilitado pelo Ministério da Saúde como um Centro Especializado em Reabilitação II por atender duas modalidades de deficiência: física e intelectual. “As atividades do RIA/CCR iniciaram em novembro do ano passado, e esse prêmio veio para mostrar que estamos no caminho certo e que devemos intensificar esforços para conquistas maiores”, avalia Lilianna Rivero, chefe da equipe.

Até agora foram avaliados 75 pacientes, dos quais 40 permanecem em atendimento. O serviço é interdisciplinar e conta com 10 profissionais, entre eles neurologista, psicóloga, fisioterapeuta, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, educadora física, nutricionista e assistente social. “Nosso trabalho é centrado na produção da independência e da participação efetiva das pessoas com deficiência no convívio social, envolvendo profissionais e familiares no processo de reabilitação”, salienta Lilianna.