icone facebookicone twittericone instagram

O leite materno é considerado o alimento mais rico e completo do mundo. Por conta disso, a Maternidade Darcy Vargas (MDV), de Joinville, unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está realizando ações de incentivo à amamentação durante a 20ª Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) e ao longo deste Agosto Dourado.

Capa Site Agosto Dourado

Foto: Scheila Fernandes

Este ano, a semana mundial tem como foco a sobrevivência, a saúde e o bem-estar em diversas situações. A ideia é melhorar o apoio à amamentação reduzindo as desigualdades que existem em nossa sociedade. Para marcar a ocasião, foi realizado um “mamaço” no pátio da MDV, nesta segunda-feira (5), com a participação de 14 lactantes, além de funcionários e comunidade em geral, totalizando 45 pessoas.

Moradora de Joinville, a médica veterinária Aline Nicolodelli, de 34 anos, participou do evento, compartilhou sua experiência e destacou a importância da amamentação para o fortalecimento do vínculo com o filho e para a saúde do bebê. "É muito prazeroso trocar informações sobre a amamentação. Sou uma mãe doadora no banco de leite e vejo que é muito importante a conscientização das pessoas sobre a necessidade da amamentação. Poder amamentar uma criança e contribuir com as outras é uma das funções mais importantes que exerço na minha vida", relatou.

WhatsApp Image 2024 08 05 at 16.00.19

No decorrer deste mês será realizada uma programação especial na maternidade para sensibilizar as pacientes e profissionais sobre a importância do aleitamento materno. Além do mamaço, as atividades incluem rodas de conversa, orientações para mães nos quartos e palestras.

A amamentação é fundamental para a saúde das crianças. Estudos indicam que o leite materno pode reduzir em até 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. Além disso, contém componentes e mecanismos que protegem os pequenos de diversas doenças. Cada pote de leite materno de 300 ml doado à Maternidade Darcy Vargas pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia.

O Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas se destaca como um serviço de excelência. Em 2024, alguns dos dados importantes incluem:

- Total de atendimentos: 7.726
- Visitas domiciliares: 652
- Leite humano coletado: 552 litros
- Leite humano distribuído: 512 litros
- Doadoras: 295
- Receptores: 303

Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br