A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC), confirma mais cinco casos de Febre do Oropouche em Santa Catarina (4 em Brusque e um em Luiz Alves).

Com isso, o Estado ja tem dez casos confirmados pela doença (Brusque (4), Botuverá (5), Luiz Alves (1)).

Uma série de ações complementares no local serão desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Saúde em conjunto com o Estado, como sistematizar as informações dos casos suspeitos e confirmados (deslocamentos, sintomas, quadro clínico etc), coleta de vetores para levantamento entomológico e encaminhamento de amostras de outros pacientes para testagem pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina, com o objetivo de fortalecer a vigilância da doença.

Os sintomas da Febre do Oropouche são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia. Não existe tratamento específico. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento da rede municipal de saúde.

Casos no país
O Brasil tem observado um grande aumento do número de casos de Oropouche.

De acordo com o último boletim do MS já são 4.349 casos em 2024; enquanto em 2023 foram 835.

Atualmente, com exceção do TO, todos os estados da região norte registraram casos autóctones da doença.

Dos estados da região extra-amazônica, 5 já registraram casos autóctones, sendo eles PI, BA, ES, RJ e SC.