icone facebookicone twittericone instagram

A nova sala de recepção da emergência clínica do Hospital Infantil Joana de Gusmão, unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), começou a tomar forma neste sábado, 16, com a montagem da estrutura modular. A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, foi ao local para acompanhar o início da montagem. O espaço, com cerca de 108 m², visa qualificar o acolhimento à população, oferecendo um ambiente climatizado, com fraldário, banheiros masculinos, femininos e adaptados para pessoas com deficiência.

WhatsApp Image 2024 03 16 at 16.42.32 3

“É um momento muito importante para o nosso hospital infantil. Já melhoramos muito o fluxo de acolhimento das nossas crianças aqui no espaço da emergência. A instalação dessa estrutura traz mais conforto. Esse é o nosso compromisso, é assim que seguimos melhorando cada dia mais os nossos hospitais próprios”, afirma Carmen Zanotto.

As paredes dos módulos instalados são produzidas com placas de fibras de madeira mineralizadas, com capacidade de isolamento acústico e térmico. O material também possui resistência ao fogo, ao excesso ou à falta de umidade e não está sujeito ao apodrecimento, infestação de cupins ou outras pragas.

infantil modulares

A diretora do HIJG, Tatiana Titericz, explica que essa nova estrutura trará mais conforto aos pacientes e familiares. “Ampliar a sala de espera da emergência pediátrica é um grande avanço para garantir um atendimento mais humanizado e acolhedor para as crianças e suas famílias. Essa iniciativa demonstra o nosso compromisso com o bem-estar dos pacientes pediátricos, reconhecendo a importância de oferecer um ambiente adequado para reduzir o estresse e a ansiedade durante momentos delicados”, reforça.

O projeto inclui a execução de infraestrutura de rede de instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, além de climatização e sistema preventivo contra incêndio. Durante as obras, o estacionamento da emergência será parcialmente fechado, permitindo somente o fluxo de ambulâncias.

As construções modulares são processos nos quais a obra é desenvolvida sob condições controladas e previamente projetadas. Em relação aos métodos tradicionais, o projeto reduz a intervenção no local, dispensando a necessidade de um canteiro de obras convencional e reduzindo o tempo necessário para a conclusão.