O Hospital de Caridade Sagrado Coração de Jesus, em São Joaquim, e a Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio, em Campos Novos, receberam a visita da Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, nesta segunda-feira, 11. O objetivo é fortalecer as unidades da Serra Catarinense e do Meio-Oeste para que os pacientes possam realizar cirurgias de média complexidade em suas regiões. Os hospitais já aderiram ao Programa de Valorização dos Hospitais e à Tabela Catarinense de Cirurgias Eletivas no início deste ano e começaram a receber os novos valores mediante produção.

"Estamos aqui para conversar com a direção dos hospitais, pedindo que ampliem o número de cirurgias e garantindo que todos esses procedimentos serão rigorosamente pagos conforme a orientação do governador Jorginho. Precisamos otimizar e socorrer cada vez mais aqueles que precisam ser operados e também evitar que os pacientes se desloquem, realizando os procedimentos na sua região", declarou Carmen Zanotto.

Foto: Silviane Mannrich

O Hospital de Caridade Sagrado Coração de Jesus, em São Joaquim, está comprometido com a realização de cirurgias e tem se empenhado para cumprir as metas estabelecidas. Em 2023, foram realizados 527 procedimentos cirúrgicos, sendo que os principais são nas especialidades de Ortopedia, Aparelho Geniturinário, Bucomaxilofacial, além de Cirurgia Geral. A unidade atende pacientes vindos dos municípios que compõem a região Serrana.

Em Campos Novos, a Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio segue na mesma linha de esforço. Em 2024, a unidade vem realizando 250 cirurgias eletivas ao mês nas áreas de Otorrinolaringologia, Ortopedia, Cirurgia Geral, Proctologia, Bucomaxilofacial e Ginecologia. Além disso, a partir deste ano, o contrato com o Governo do Estado também está contemplando a realização de cirurgias ambulatoriais de catarata, com uma oferta de 120 procedimentos ao mês.

O diretor do hospital, Rafael Manfredi, destaca que a aproximação com a SES tem gerado benefícios à população de toda a região. “Estamos vindo ao encontro dos anseios da Secretária Carmen, ampliando o número de cirurgias e nos colocando à disposição da regulação. Nos momentos em que não temos pacientes represados na nossa região, temos buscado pacientes de outras regiões. No ano passado, tivemos um atendimento de pacientes de 200 municípios diferentes e este ano continuamos nesse mesmo volume cirúrgico com a pretensão de incrementar ainda mais”, afirma.