A primeira reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), do ano de 2024, foi realizada nesta quinta-feira, 7, com a presença de mais de 60 pessoas. O encontro, que ocorreu no prédio central da Secretaria de Estado da Saúde (SES), contou com a participação da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, do secretário-adjunto Diogo Demarchi, secretária de Saúde de São José e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-SC), Sinara Simioni, servidores da SES, gestores municipais, técnicos e profissionais da saúde de todo o Estado.

Entre as pautas deliberadas e pactuadas pelos membros do Cosems, foi informado que, desde janeiro deste ano, a SES passou a utilizar a nova fórmula da Política de Valorização Hospitalar para o pagamento do incentivo fixo aos hospitais.

119

A secretária Carmen Zanotto apresentou a todos o novo Painel de Cirurgias Oncológicas, lançado nesta quinta. O instrumento foi desenvolvido pela SES para monitorar a aplicação das leis federais que determinam o prazo de atendimento aos pacientes oncológicos. Ele traz informações da lista para atendimento e tempo de espera por hospital habilitado em alta complexidade em oncologia para realizar as cirurgias em Santa Catarina, com dados do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), atualizados diariamente.

“Foi o primeiro painel a ficar pronto. Ele traz informações dos hospitais que fazem cirurgias oncológicas e das leis. Esses dados servirão para que gestores estaduais e municipais possam identificar um problema pontual e assim ter meios para encontrar uma solução. Já avançamos bastante, mas temos muito mais a melhorar”, explicou Carmen Zanotto.

Na oportunidade também foi apresentado aos participantes os dados da dengue no Estado. O Superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi alertou sobre as ações que estão em desenvolvimento para combater a doença e a ampliação das faixas etárias de vacinação. “Publicaremos hoje uma nota técnica com informações aos 13 municípios sobre a ampliação da faixa etária de vacinação, permitindo que crianças até os 14 anos recebam o imunizante”, explicou.

Outra ação da SES que foi demonstrada é a estruturação de painéis informativos sobre os recursos empregados através da Política de Valorização dos Hospitais. A plataforma está em construção e terá acesso público. Com a publicidade dos dados será possível os gestores municipais observarem a produção das unidades hospitalares com indicação de procedimentos.