As obras de renovação da infraestrutura elétrica do Hospital Santa Teresa, em São Pedro de Alcântara, começaram no fim de dezembro. Reconhecido como a principal instituição pública no tratamento de doenças dermatológicas no estado, esta é a primeira vez que a rede externa de energia passa por uma significativa reforma desde a sua fundação, em 1940.

obras rede elétrica sta teresa
Foto: Divulgação Ascom/SES/SC

O projeto abrange a instalação de uma nova subestação e ampliação da capacidade de carga com a colocação de dois novos transformadores que se somarão ao já existente. A obra, estimada em 735 mil reais, tem prazo de execução de 240 dias.

José Augusto da Silva Velho, diretor do hospital, afirma que a modernização e ampliação da unidade passa necessariamente por essa reforma. "Quando assumimos o hospital, nosso maior sonho era a revitalização da rede elétrica. Pela primeira vez na história do Santa Teresa o estado, representado pelo governador Jorginho Mello e pela nossa Secretária da Saúde, a enfermeira Carmen Zanotto, assume o papel de cuidar de quem cuida”, destaca.

Com as melhorias programadas, 28 novos postes serão instalados substituindo os já existentes. Destes, 27 serão realocados. A infraestrutura da rede de média tensão será aprimorada e irá conectar os transformadores, ao passo que as redes de baixa tensão e de telecomunicação serão implantadas de maneira subterrânea, visando uma melhoria na eficiência do sistema.

Atualmente, a necessidade de fazer escolhas e estabelecer setores prioritários para uso dos aparelhos tem sido um desafio diário para o Hospital Santa Teresa. “Estávamos em uma condição de ter que decidir o que usar, qual procedimento realizar, pois a utilização de equipamentos simultaneamente se tornou arriscada. Então quando eu digo que a revitalização da rede elétrica é um sonho, na verdade é isso mesmo”, explica o diretor.

Conforme o gestor, a antiga estrutura elétrica se tornou obsoleta, não atendendo às demandas e às necessidades do hospital. Após a reforma sua intenção é poder instalar com mais segurança uma série de equipamentos que chegaram ao hospital durante o ano passado, como a câmara de fototerapia utilizada no tratamento de linfomas cutâneo, psoríase e vitiligo. “Com a nova rede elétrica, isso será possível”, complementa José Augusto.

Administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Santa Teresa completará em março 84 anos de atuação. O hospital atende pacientes de todas as regiões do estado, com foco em cirurgias de tumores de pele, tanto malignos quanto benignos. O ambulatório de dermatologia realiza uma média de 2100 atendimentos por mês. Com uma equipe de 242 servidores e 55 terceirizados, incluindo 7 dermatologistas, 2 psiquiatras, 12 clínicos gerais e 6 residentes em dermatologia, dispõe de 108 leitos que oferecem suporte aos demais hospitais da Grande Florianópolis.

Mais informações para a imprensa:
Silvestre Aguiar
Secretaria de Estado da Saúde