O governador Jorginho Mello anunciou uma medida esperada há décadas pela população de Joinville. O Governo do Estado irá assumir a responsabilidade de pagar 20% do custo do Hospital São José, estrutura municipal mas que atua também como uma unidade de referência para toda a região Norte de Santa Catarina.

“Eu venho aqui em Joinville hoje com muito carinho. Vim aqui aplaudir Joinville pelos 172 anos, essa cidade que orgulha o Brasil. Eu fui acolhido pela cidade como senador e como governador. Temos muita coisa para fazer na Saúde, Educação e Infraestrutura. Mas Saúde sempre foi e sempre será uma das maiores dificuldades de todo governo. Por isso, quero dizer que vamos começar pagando 20% da folha de pagamento do hospital”, disse o governador, destacando a importância de ter uma classe política unida.

Foto: Eduardo Valente / Secom

O percentual representa algo em torno de R$ 4 milhões todos os meses em suporte ao município de Joinville, que hoje paga essa conta da Saúde sozinho. Todos os meses, o Hospital São José gera um custeio de R$ 19 milhões na folha de pagamento da prefeitura.

“Sabemos que não existe recurso para uma totalidade, mas vemos aqui o início da construção de um processo de apoio do Estado para o custeio do Hospital São José. E o senhor pode sempre contar com a gente para melhorar a Saúde da nossa cidade”, prefeito Adriano Silva.

A análise das necessidades do hospital foi construída pela secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, presente no anúncio. “A gente não faz Saúde sem os secretários municipais da área e sem as unidades de Saúde locais. Por isso o fato de o hospital ter mais recursos irá ajudar a zerar a fila de espera por cirurgias aqui na região.

Mais recursos para a Saúde

“O Hospital São José é referência não só em Santa Catarina, ele é uma referência mundial entre os hospitais municipais”, afirmou a senadora Ivete Appel da Silveira. A parlamentar e o governador entregaram para o prefeito, no ato, R$ 4,3 milhões em emendas parlamentares para a unidade.

São R$ 4 milhões para a manutenção das atividades da unidade e outros R$ 300 mil para o Núcleo de Pesquisa de Lábios Palatais, também de emenda parlamentar, que é um centro de tratamento de casos de lábio leporino.

O Governo do Estado possui três unidades de saúde estaduais em Joinville. Uma delas é a maternidade Darcy Vargas. E houve também um anúncio especial para essa importante estrutura de Saúde na maior cidade do estado.

“Nossa maternidade Darcy Vargas tem uma casa de apoio. O governador Jorginho Mello vinha negociando com a Infraero a compra do imóvel e, com um investimento de R$ 945 mil, essa casa passa a ser patrimônio do Estado. Uma casa preparada e à disposição para atender as mães de Joinville e as mães de toda a região”, explicou a secretária Carmen Zanotto.