icone facebookicone twittericone instagram

O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), de Florianópolis, referência de alta complexidade no tratamento de crianças com queimaduras, reabre na noite desta quinta-feira, 10, a Unidade de Tratamento de Queimados que estava fechada para reforma. São 6 leitos de enfermaria e mais 2 leitos de isolamento, num espaço preparado para atender também pacientes que sofreram queimaduras de grande extensão.

WhatsApp Image 2022-11-10 at 08.23.27.jpeg

Foto: Bruna Borges / HIJG

O secretário de Estado da saúde, Aldo Baptista Neto, reforça a importância da união de todos por uma saúde pública ainda melhor. “É com muita satisfação e alegria que reinauguramos a Unidade de Queimados do Hospital Infantil, cuja reforma foi reiniciada no início de 2022. Essa entrega está sendo possível graças ao apoio e parceria entre o Governo, voluntários e organizações. Agora os pacientes infantis vítimas de queimaduras de todo o estado terão um local equipado e preparado especificamente para atender suas necessidades com ainda mais qualidade”.

A cerimônia de reabertura será às 19h, com a presença dos profissionais do hospital, membros da Secretaria de Estado da Saúde e de entidades da sociedade civil organizada que contribuíram para que a reforma fosse concluída. Cerca de R$ 300 mil reais foram necessários, recurso captado por meio do apoio de empresas privadas e de eventos organizados pelas entidades.

“Agradecemos o empenho de todos os empresários e entidades, além do Governo de Santa Catarina, que possibilitaram a reabertura dessa unidade tão importante para o atendimento a crianças queimadas. A integração da tríade formada por comunidade, empresários e gestores da Saúde em prol do resgate e da manutenção dos equipamentos públicos é extremamente benéfica à sociedade, um benefício que retorna aos próprios cidadãos”, ressalta o diretor do HIJG, Maxiliano de Oliveira.

A reforma contemplou alterações em alvenaria, para criação de novos ambientes, readequações de revestimentos, climatização, instalações elétricas, instalações hidrossanitárias, gases medicinais, entre outras. Na sala de balneoterapia, com 11,43 m², os banhos e as trocas de curativos serão mais seguros e confortáveis para os pacientes, com menos chance de infecções comuns em casos de queimaduras.

Durante a obra, os pacientes com queimaduras de segundo grau de pequena e de média extensão corporal foram atendidos em 5 leitos no segundo andar do hospital. Nesta sexta-feira, 11, pacientes e equipes médica e de enfermagem serão transferidos para o novo espaço.

A nova estrutura conta, ainda, com banheiros e sanitários masculino e feminino com acessibilidade, vestiário dos funcionários e vestiário de acompanhantes, Depósito de Material de Limpeza (DML), sala de utilidades, sala administrativa, quarto de plantão, copa de distribuição, depósito de equipamentos, salas de curativo e serviço e área de transferência. A área total é de 331,54 m².

O HIJG possui unidade de tratamento de queimados desde a inauguração, em 1979, e recebe pacientes de todo o Estado de Santa Catarina, desde os que necessitam de tratamento da fase aguda até a reabilitação de sequelas.