icone facebookTwitterInstagram

Com o objetivo de qualificar ainda mais o atendimento, o Instituto de Psiquiatria (IPq) de Santa Catarina, em São José, colocou em funcionamento a Sala de Atividades para pacientes de curta permanência.  A reforma foi possível com recursos próprios da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Após dois meses da inauguração, a unidade já constatou enormes benefícios no tratamento e convivência dos quase 200 internados nessa condição. 

Segundo o diretor do IPq/SC, psiquiatra Henrique Marques Fogaça, o local foi preparado para acolher e socializar os pacientes que são internados apenas para um tratamento específico. “Em pouco tempo, identificamos que o novo espaço já possibilitou uma melhor ambiência aos pacientes, melhor integração entre eles, melhor adesão ao tratamento, melhor aceitação da internação, além da diminuição de sintomas ansiosos”, explica.

847

Na sala, eles participam de grupos operativos, oficinas terapêuticas, sessão de cinema, assembleias e outras atividades que contribuem para seu tratamento. O espaço tem capacidade para atender cerca de 30 pacientes por vez.

A unidade, referência em psiquiatria em Santa Catarina, conta com uma estrutura preparada para atender emergências psiquiátricas 24 horas, além das unidades de internação, totalizando 193 leitos agudos e quase 100 moradores.

O Instituto possui especialidades clínicas de Psiquiatria, Neurologia e Clínica Geral. Também conta com serviços de apoio à diagnose e terapia como a Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Radiologia, Terapeuta Ocupacional e Educador Físico. São mais de 35 profissionais médicos no corpo clínico e mais de trezentos funcionários.

Uma das unidades mais antigas do Estado, pelo IPq já passaram em oito décadas mais de 80 mil pacientes hospitalizados, e contando os seus familiares igualmente atendidos, chega a mais de 200 mil o número de pessoas beneficiadas com os serviços prestados pela instituição.

Informações para imprensa:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Telefone: (48) 3664-8820
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br