Um levantamento da Secretaria da Saúde aponta que do dia 1º de março até esta segunda-feira, 14, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Catarina atendeu 12.635 ocorrências. Uma média de 902 atendimentos ao dia.

"Estamos atuantes. Somos referência no país, com profissionais qualificados e capacitados, os quais estão dando conta da demanda. É nosso servidor, acima de tudo, responsável por números tão expressivos", apontou o superintendente de Urgência e Emergência, Diogo Bahia Losso.

Foto: Andrey Lehnemann/SES

Ao todo, as Centrais de Regulação atenderam 26.075 chamadas, sendo que 12.635 foram ocorrências de fato. Por região, os atendimentos realizados ficaram assim:

• Blumenau – 2.302
• Florianópolis – 2.300
• Joinville – 2.244
• Criciúma – 1.943
• Camboriú – 1.438
• Lages – 843
• Chapecó – 839
• Joaçaba – 726

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Santa Catarina, o SAMU, é o único do Sul do país a englobar 100% da população do Estado. Ele conta, hoje, com 23 Unidades de Suporte Avançado, dois aviões, dois helicópteros e 94 Unidades de Suporte Básico. Mais três unidades avançadas devem ser acrescentadas ao Serviço em breve – uma em Videira, outra em Brusque e mais uma em Joinville.