Referência no tratamento cirúrgico de Superobesos em Santa Catarina, o Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, de São José, realiza nesta sexta e sábado, 11 e 12,  o seu I Simpósio de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. O evento, que reunirá grandes nomes nacionais da área, está ocorrendo no Centro de Estudos da unidade. Além disso, será transmitido ao vivo pelo YouTube, no canal Cirurgia SC, onde as pessoas também poderão acompanhar uma cirurgia bariátrica em tempo real que ocorrerá no sábado.

WhatsApp Image 2022-03-11 at 15.39.11.jpeg

O encontro foi organizado nesta data para comemorar os 25 anos da primeira cirurgia bariátrica pelo SUS em Santa Catarina, realizada na unidade. “O evento é a nível nacional com troca de experiências relacionadas a um tema que somos referência pelo SUS no estado - Cirurgia da Obesidade e obeso grave, chamado de Superobeso. O Hospital Regional realiza em torno de 120 a 150 cirurgias anuais. São atendidos pacientes da Grande Florianópolis até o Sul de Santa Catarina”, explica o cirurgião do Aparelho Digestivo Bariátrico do HRSJ, Marcos Túlio.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 25% da população sofre de obesidade no país. “Um outro dado que preocupa é a obesidade infantil com 18% das crianças obesas. E isso é devido aos hábitos alimentares, pois as pessoas estão se alimentando com comida de pouco valor nutritivo, como macarrão e bolachas, e em contrapartida não gastam as calorias ingeridas com atividades físicas. A obesidade é uma doença que gera outras doenças, como pressão alta, diabetes e vários outros fatores que prejudicarão a saúde das pessoas”, alerta o cirurgião.

No Sistema Único de Saúde, o diagnóstico da obesidade é realizado pelo médico de família da unidade básica de saúde, ou seja, o paciente vai ao posto de saúde para receber o primeiro atendimento. A unidade o insere na lista única do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), onde a Secretaria Estadual de Saúde irá regular o paciente e encaminhar para o hospital de referência. No caso do paciente ser encaminhado para o HRSJ, a equipe multidisciplinar realizará todos os exames preconizados pelo Ministério da Saúde. O paciente, estando apto, é encaminhado para cirurgia bariátrica. A partir do momento que o paciente entra no programa do hospital, os procedimentos pré-operatórios até a cirurgia ocorrem rapidamente. As cirurgias são feitas por videolaparoscopia, com recuperação rápida, em média 2 dias o paciente já retorna para sua família.

Veja a programação do simpósio:

Sexta-feira, 11 de março

- Abertura às 14h;

- Durante a tarde haverá ciclo de palestras sobre o tema Superobesidade, com a participação da equipe multidisciplinar e médicos reconhecidos;

- Durante a noite serão realizadas conferências ministradas por grandes nomes da Cirurgia Bariátrica nacional, como o Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Dr Fábio Viegas.

Sábado, 12 de março

- Realização de duas cirurgias ao vivo durante o dia em pacientes superobesos, com transmissão para o centro de evento e via canal do YouTube da Cirurgia SC;

- Conferência entre as cirurgias ministrada pelo Presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), Dr Décio Chinzon.