icone facebookTwitterInstagram

O Governo de Santa Catarina está trabalhando arduamente no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Diversas frentes de atuação estão em andamento buscando dar assistência plena aos catarinenses. Nos últimos 30 dias ocorreu a pactuação para a ampliação de mais 220 leitos clínicos de retaguarda e 130 leitos de terapia intensiva em diversas regiões do Estado.

Além dos 165 leitos de retaguarda divulgados na terça-feira, 23, mais 55 novos nas unidades: Concórdia, com 15 novos, no Hospital São Francisco; Florianópolis, com 10 novos, no Hospital da Polícia Militar; Ponte Serrada, com 10 novos, no Hospital Santa Luzia; Guaramirim, com 10 novos, no Hospital e Maternidade Santo Antônio; e Campo Alegre, 10 novos, no Hospital São Luiz.

 
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/Secom

No que se refere aos leitos de terapia intensiva, além dos 110 divulgados no início da semana, outros 20 foram pactuados para o Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. Além da pactuação destes leitos, o Governador Carlos Moisés afirmou que, caso necessário, o Estado dispõe de R$ 600 milhões para ativação de leitos de UTI na rede privada.

Vacinas e respiradores enviados pelo Ministério da Saúde

Nesta quarta-feira, 24, o Estado recebeu via Ministério da Saúde, 59.5 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz e 48.2 mil doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. Os imunizantes já estão sendo encaminhadas aos municípios, para que, seja dadas a continuidade na imunização dos grupos prioritários. O último boletim de vacinação aponta que 159.697 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina, sendo que destas, 52.075 já receberam o complemento da segunda dose, num total de 211.772 doses aplicadas. O Estado mantem-se alinhado com o Plano Nacional de Imunização, porém dispõe de uma reserva de R$ 300 milhões para aquisição de vacinas, se necessário.

 
Foto: Mauricio Vieira/Secom

Também nesta quarta-feira, o MS encaminhou 100 ventiladores pulmonares ao Estado. São 50 ventiladores pulmonares de transporte da marca KTK e 50 ventiladores para UTI da marca Vyaire Medical. Os equipamentos vêm atender a demanda urgente das unidades de saúde.

O Estado solicitou também ao MS, uma remessa de medicamentos do Kit Intubação para atendimento aos pacientes Covid-19. No que se refere aos estoques de oxigênio a Secretaria de Estado da Saúde confirmou, junto a empresa White Martins – responsável pelo abastecimento, que há a disponibilidade do insumo para atendimento da demanda.

Na tarde de ontem, o Governo de Santa Catarina adotou novas medidas restritivas através do Decreto nº 1.168, buscando desacelerar a curva de contágio da doença. Além dos novos protocolos, também foi anunciado um reforço de 500 policiais militares para atuar diretamente na fiscalização das novas determinações. O estado de Calamidade Pública foi estendido até 30 de junho.

Mais informações para a imprensa:
Karla Lobato
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99913-0316
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
www.saude.sc.gov.br