Referência no Estado no tratamento de câncer infantojuvenil pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) lembra neste 15 de fevereiro o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil. A unidade de Oncologia realizou em 2020 um total de 318 internações, com uma taxa de ocupação de 55,77% e média diária de 7,8 pacientes. O ambulatório da Oncologia é onde a criança passa pela consulta médica e recebe as medicações com as enfermeiras. Em 2020 o ambulatório registrou uma média mensal de 795 consultas e um total de 3.041 quimioterapias.

Família vem de Rio do Sul para o tratamento de Pedro Henrique. (Foto: Bruna Borges/HIJG)

O HIJG atende em média de 80 a 100 novos pacientes oncológicos por ano, vindos de todas as regiões de Santa Catarina. Nos últimos cinco anos, a sobrevida dos pacientes tratados no Joana de Gusmão foi de 87%. No último Registro Hospitalar de Câncer divulgado pelo hospital, referente a dados de 2014 a 2018, verificou-se que a maior parte dos óbitos aconteceu entre as crianças que começaram o tratamento estando a doença mais avançada. “A criança chegando mais cedo no serviço especializado em oncologia pediátrica tem a chance de melhor resposta ao tratamento, menor intensificação da quimioterapia, menor morbidade e, consequentemente, maiores chances de cura”, enfatiza a chefe do serviço de Oncologia, a médica Tatiana El-Jaick Bonifacio Costa.

O pequeno Pedro Henrique Partala Barcelos, de 3 anos, é uma das crianças que teve a vantagem de receber o diagnóstico precocemente. Os pais Maria Eduarda Partala e Diego Barcelos descobriram a leucemia mieloide aguda do filho há seis meses e durante todo esse tempo ele tem sido tratado no Infantil. A família vem de Rio do Sul, a três horas e meia de distância de Florianópolis, e consegue hospedagem na Casa de Apoio Vovó Gertrudes. “Descobrimos a doença porque ele parou de comer. Achávamos que era dor de garganta, então levamos na UPA da cidade e ele foi medicado com amoxicilina por três dias, mas não melhorou. Voltei na UPA porque ele só dormia, não queria comer e não brincava. Chegando lá a médica pediu exame de sangue e descobriu anemia alta e plaquetas baixas”, conta a mãe. O câncer foi descoberto num sábado, no domingo a família foi para o Hospital Regional Alto Vale e, em seguida, encaminhada para o HIJG.

Além do câncer, Pedro Henrique tem síndrome de Down, o que requer ainda mais cuidados. A preocupação, entretanto, é amenizada pelo carinho recebido dos profissionais do hospital.  “Não tenho palavras para descrever o atendimento no Hospital Infantil Joana de Gusmão. É mais que uma família. Os profissionais do setor de Oncologia tratam os nossos filhos como se fossem filhos deles. Não tenho mesmo palavras para agradecer, tanto a unidade, quanto o ambulatório”, enfatiza Maria Eduarda, que aconselha às famílias que levem os filhos regularmente ao pediatra. “Toda criança merece um pediatra mensalmente, mesmo que não esteja com dor, para descobrir cedo caso haja alguma doença. Desejo força e fé para aqueles que estão começando essa batalha”, enfatiza a mãe.

A chefe do serviço de Oncologia do HIJG lembra que o câncer infantil representa a principal causa de mortalidade por doença em crianças e adolescentes, tanto no Brasil, quanto em países desenvolvidos. Por isso, a importância de alertar para o diagnóstico precoce. “O serviço de Oncologia do HIJG vem trabalhando nessa divulgação, realizando jornadas de Oncohematologia a cada dois anos, com o objetivo de abranger e informar pediatras, residentes em pediatria, alunos de faculdades de medicina e trabalhadores na área de Saúde que acompanham o paciente pediátrico”, explica Dra. Tatiana.

Os sintomas do câncer infantojuvenil muitas vezes são parecidos com os de doenças comuns entre as crianças, como palidez, manchas roxas, dor na perna, caroços e inchaços indolores, perda de peso inexplicável, aumento da barriga, dor de cabeça e sonolência.

Mais informações para a imprensa:
Bruna Borges
Comunicação Social HIJG