icone facebookTwitterInstagram

Poucos minutos após ser anunciado pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, como novo superintendente de Vigilância em Saúde (SUV) de Santa Catarina, Eduardo Macário visitou o centro de distribuição onde estão armazenadas as seringas e agulhas que serão utilizadas para a vacinação contra a covid-19.



Macário esteve no centro de distribuição e já acompanha o trabalho de logística que será realizado para o envio de insumos e da vacina. Mais de 5,3 milhões de unidades, entre seringas e agulhas, já foram encaminhadas aos municípios.

O novo superintendente ressaltou que a partir da autorização da Anvisa e da disponibilização da vacina, o Estado está preparado para fazer toda a parte logística, com a recepção e a distribuição para as regionais e, consequentemente, para os municípios. A campanha de vacinação contra a covid contará com o apoio de todas as estruturas do Governo do Estado.
Santa Catarina está alinhada ao Plano Nacional de Imunização, onde a responsabilidade da compra das doses de vacina é do Governo Federal. Há um valor de R$ 300 milhões separados em caixa para a aquisição de vacinas, porém o Estado trabalha alinhado com o Governo Federal nessa questão.

A distribuição de materiais e insumos para os municípios já começou.  A Secretaria de Estado da Saúde conta com estoques disponíveis para o início da vacinação contra a Covid-19:


Agulhas

Estoque central (almoxarifado da SES)
710 mil unidades

Quantitativo já distribuído aos municípios
2.350.000 unidades

Total: 3.060.000


Seringas

Estoque central (almoxarifado da SES)
6.500.000 unidades

Distribuídas aos municípios
3 milhões de unidades

Total: 9,5 milhões de unidades


Previsão de entrega para os próximos cinco dias:
7 milhões de agulhas
500 mil seringas

Para esse cálculo a SES não está considerando as aquisições realizadas diretamente pelos municípios e nem os estoques já entregues aos hospitais para a vacinação das equipes destas unidades. Além disso, outras atas para aquisição estão em abertos. Ressalta-se que a Secretaria de Estado da Saúde já oficializou o Ministério da Saúde para que as requisições de estoques de empresas sediadas em Santa Catarina permaneçam à disposição do Estado.

Mais informações para a imprensa:

Fabrício Escandiuzzi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99913-0316
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br