icone facebookicone twittericone instagram

Nesta semana, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e instituições de segurança pública, lançou o Projeto Vigia Covid, o qual orientará o cidadão a fazer denúncias em casos de aglomerações no Estado.

No site  www.coronavírus.sc.gov.br, o catarinense poderá identificar o órgão adequado a se fazer uma denúncia acerca do descumprimento de medidas sanitárias restritivas à Covid-19. A ação foi desenvolvida em parceria com a FECAM, COSEMS, além do envolvimento das Polícia Militar e Civil e Conselho Estadual de Saúde, e visa evitar episódios como aquele da Praia do Rosa no feriado de 2 de outubro, o que gerou forte repecurssão na mídia nacional.

A parceria com as federações municipais e equipes de segurança facilitará a integração na hora da fiscalização. Para isso, um comitê foi formado por diversas áreas para realizar acompanhamento semanal das ações. Participam das reuniões representantes do Gabinete da SES, da Superintendência de Urgência e Emergência, da Polícia Civil, da FECAM, do Ministério Público, do COSEMS, do GRAC, da Polícia Militar e da Vigilância Estadual.

Ainda no site, o cidadão poderá compreender a função de cada instituição fiscalizadora e qual o melhor caminho ao fazer uma denúncia.