icone facebookicone twittericone instagram

Santa Catarina já registra mais de 360 mil casos prováveis de dengue em 2024, com a confirmação de 328 óbitos pela doença. Dados que colocam Santa Catarina como o quarto estado com maior incidência de dengue no país, atrás de Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná.

709 113

Dados nacionais disponíveis aqui.
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/aedes-aegypti/monitoramento-das-arboviroses

O número acende um alerta sobre os cuidados e prevenção contra a doença, mesmo durante o inverno. “A população tende a relaxar no combate à dengue logo após o verão. Mas é preciso manter os cuidados durante o ano inteiro. Casos continuam sendo confirmados, visto que o estado possui o vetor e a presença do vírus”, afirma João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica de SC.

A dengue é uma doença que pode levar a complicações graves e até a morte.“É preciso que semanalmente, todos continuem vistoriando suas casas, quintais e ambientes de trabalho. Evitar a proliferação do mosquito é a melhor forma de prevenir a dengue”, destaca o diretor.

Além disso, a população deve ficar atenta aos sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça e no corpo, náuseas e vômitos, e procurar atendimento médico imediato em caso de suspeita. A detecção precoce da doença é fundamental para evitar complicações.

Saiba como ajudar na prevenção à dengue aqui.
https://dive.sc.gov.br/phocadownload/doencas-agravos/Dengue/Midias/cartaz-agenda-limpeza.pdf

Dados sobre a dengue em SC estão disponíveis no Painel de Monitoramento Estadual.
https://cieges.saude.sc.gov.br/

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo
NUCOM - Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: 
divecomunicacao@saude.sc.gov.br

www.dive.sc.gov.br
Instagram: 
@divesantacatarina
Facebook: /divesantacatarina