CIB
COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE
A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é uma instância crucial para a articulação entre gestores estaduais e municipais, visando atender às demandas e necessidades relacionadas à assistência social e à saúde. Com representantes indicados por órgãos específicos, a CIB se torna o espaço privilegiado para a pactuação e operacionalização das políticas e serviços em nível estadual.
Responsável pela gestão compartilhada do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e do Sistema Único de Saúde (SUS), a CIB desempenha um papel fundamental na definição de estratégias para a oferta de serviços e benefícios. Sua composição paritária garante a representação equânime tanto do Estado quanto dos municípios, garantindo uma atuação democrática e abrangente.
Criada em consonância com diretrizes federais, a CIB/SC estabelece normas, acompanha a implementação de políticas descentralizadas e propõe medidas reguladoras. Suas funções abrangem desde a elaboração de propostas até o acompanhamento e avaliação da gestão descentralizada, demonstrando seu papel central na promoção da saúde e assistência social em nível estadual.
Coordenador da CIB/SES
Secretária de Estado da Saúde: Carmen Zanotto
Coordenador da CIB/COSEMS
Presidente do Cosems: Sinara Regina Landt Simioni
Secretária da CIB
Lourdes de Costa Remor
OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC
A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.
Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.
Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.