DIAF

DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

A Assistência Farmacêutica, no âmbito do SUS, é vital para garantir à população o acesso a medicamentos essenciais, seguros e de qualidade, promovendo seu uso racional. No estado, destacam-se diversas boas práticas que fortalecem esse serviço. Com uma abordagem descentralizada, a Assistência Farmacêutica está presente em todos os municípios, garantindo proximidade com os usuários. A digitalização dos processos e a utilização de documentos eletrônicos agilizam o acesso aos medicamentos, enquanto indicadores de desempenho monitoram sua eficiência.

A estruturação regionalizada aproxima a Assistência Farmacêutica estadual da municipal, considerando as particularidades de cada região. Capacitações constantes dos profissionais e a elaboração de protocolos simplificados garantem um serviço eficaz e atualizado. A transparência é assegurada pela publicização das listas de medicamentos padronizados no site da SES/SC, com frequente atualização das informações, promovendo a confiança e a transparência no serviço.

A Assistência Farmacêutica se desdobra em três componentes: Básico, Especializado e Estratégico. O Componente Básico atende à Atenção Básica à Saúde, enquanto o Componente Especializado busca a integralidade do tratamento em nível ambulatorial, seguindo protocolos definidos. Já o Componente Estratégico garante o acesso a medicamentos para doenças endêmicas, com impacto socioeconômico, assegurando a continuidade do cuidado e o controle dessas enfermidades. Assim, a Assistência Farmacêutica estadual se destaca como um pilar fundamental para a saúde pública, garantindo acesso equitativo e qualificado aos medicamentos essenciais.

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.

Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.

Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.

0800 048 2800