APS

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

A Atenção Primária à Saúde é o nível de atenção à saúde em que uma pessoa e sua família têm o primeiro contato com o sistema de saúde, de forma contínua, global e coordenada que fornece à população sem distinção de gênero, doença ou sistema orgânico.

A APS possui como atributos principais o acesso, a coordenação do cuidado, a integralidade e a longitudinalidade. Além disso, possui ainda o foco na família, a orientação comunitária e a competência cultural. Através da APS, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), consegue ter acesso à resolução de cerca de 90% dos seus problemas de saúde, além de ter o cuidado compartilhado com outros níveis de atenção, caso necessário.

A APS é responsável pelo cuidado de pacientes específicos, pela prevenção de doenças e agravos, pelo cuidado de pessoas em situação de vulnerabilidade social ou de violência. Além disso, viabiliza serviços de promoção da saúde como imunização, controle de endemias, fornecimento de medicamentos essenciais e tratamento básico de problemas de saúde, entre outros. A Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) possui 3 coordenações e subcoordenações, pensadas a partir dos principais atributos da APS, da integração dos principais processos de gestão e de estratégias de qualificação da APS.

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.

Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.

Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.

0800 048 2800