REGIONAIS DE SAÚDE

Regionais e Macrorregionais de Saúde são divisões administrativas que visam organizar e descentralizar a gestão do sistema de saúde. As Regionais de Saúde cobrem grupos de municípios, fornecendo suporte técnico, logístico e de planejamento para a implementação eficiente das políticas de saúde. Elas articulam a rede de atenção à saúde, apoiam a capacitação de profissionais, monitoram indicadores de saúde e coordenam ações de vigilância. Cada Regional é crucial para adaptar as diretrizes do estado e do Sistema Único de Saúde (SUS) às necessidades locais, promovendo uma gestão mais próxima e eficiente dos serviços de saúde.

As Macrorregionais de Saúde, por sua vez, agrupam várias Regionais, otimizando a gestão de recursos e a prestação de serviços de média e alta complexidade. Elas coordenam a referência e contrarreferência de pacientes, gerem recursos financeiros e materiais, e promovem a equidade no acesso aos serviços de saúde, reduzindo desigualdades regionais. A estrutura de Macrorregionais permite uma abordagem integrada na gestão da saúde pública, garantindo que as necessidades específicas de cada região sejam atendidas de maneira eficaz, contribuindo para a melhoria da qualidade e equidade na atenção à saúde em todo o estado.

municípios
catarinenses

295

ocupação
de leitos

monitoramento
oncológico

monitoramento
da dengue

MACRORREGIONAIS DE SAÚDE

REGIONAIS DE SAÚDE

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.

Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.

Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.

0800 048 2800