HEPATITES VIRAIS E SICLOM-HV

Segundo a Deliberação CIB/SC nº 101/2021, um novo sistema e modelo de acesso a medicamentos das Hepatites Virais foi incorporado em Santa Catarina. O sistema a ser utilizado é o SICLOM-HV, em desenvolvimento pelo Ministério da Saúde, que traz mais agilidade tanto para o médico quanto para o farmacêutico na dispensação de medicamentos. Ainda, diminui o tempo de espera para obtenção dos medicamentos pelo paciente.

Para aderir à rede, a farmácia municipal deve pactuar em CIR onde será o atendimento, que pode ser em qualquer farmácia do município que tenha farmacêutico, internet, estrutura física.

Tudo isso e mais informações podem ser vistas na Nota Técnica nº 22 que delineia a migração das Hepatites para o Componente Estratégico.

Veja mais informações nos diferentes tópicos abaixo:

O formulário de cadastro do paciente no SICLOM é requerido apenas uma vez e pode ser preenchido por qualquer profissional. Cabe destacar que o formulário pode ser preenchido também pelo paciente ou seu responsável, assim como, pelo farmacêutico na unidade dispensadora.

Os formulários para solicitação de medicamentos da Hepatite B e da Hepatite C possuem validade, e são preenchidos e assinados pelo médico assistente no momento da consulta.

Acesse os formulários aqui

Veja alguns depoimentos de farmacêuticos e médicos que participaram do projeto piloto e possuem feedbacks sobre o SICLOM-HV em Santa Catarina:

médica falando de hepatite no CESAF no youtube
médica falando de hepatite no CESAF no youtube
 

Consulta à Relação de Serviços Cadastrados e Ativos está Disponível no LINK, na opção GERAL -> CONSULTA SERVIÇOS HV -> SC.

No momento, apenas as cidades listadas no link acima possuem o sistema funcionando e com pessoal treinado, fazendo atendimento de pacientes novos e também a migração de pacientes antigos de Hepatite B do CEAF (Sismedex) para o CESAF (SICLOM-HV). Para a Hepatite C recomenda-se que o paciente inicie e termine o tratamento dentro do mesmo Componente da AF.

Os demais municípios que desejam aderir à Rede e adotar o SICLOM (o prazo é no máximo até dezembro), os passos sequenciais estão abaixo e qualquer dúvida deve-se entrar em contato com sua Regional de Saúde.

Passo-a-passo da migração:

Para início das dispensação dos medicamentos pelo CESAF são necessárias algumas etapas sequenciais e, neste ínterim, a organização da rede e de cada um dos serviços é essencial. Os passos para a implementação do serviço pelo CESAF em ordem temporal são:

  • Pactuação da rede de farmácias na Comissão Intergestores Regional (CIR) de cada região;
  • Envio de ofício da CIR para a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para oficializar a rede de farmácias. Após a publicação da Deliberação CIB, a DIAF enviará o documento ao Ministério da Saúde para homologação da rede de farmácias e início do agendamento das capacitações sobre o sistema de informação;
  • Os agendamentos serão intermediados pela DIAF, que também fará capacitação sobre os protocolos clínicos das Hepatites Virais;
  • Após treinamento dos profissionais, estoques dos medicamentos serão enviados às unidades e/ou às Regionais de Saúde;
  • Com estoque disponível, as dispensações via Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SICLOM-HV) poderão ter início no município para o atendimento de novos pacientes;
  • Migração de pacientes, já em atendimento, do CEAF para o CESAF.

Fluxograma dos passos para a migração das Hepatites Virais do CEAF para o CESAF em Santa Catarina:

fluxograma