RUE

REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

A Rede de Atenção às Urgências visa articular e integrar todos os equipamentos de saúde para ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência nos serviços de saúde de forma ágil e oportuna. Embora não seja uma rede separada, os serviços da Rede de Urgência e Emergência (RUE) integram a Rede de Atenção em Saúde.

Atualmente é constituída pelos componentes hospitalares: Porta de Entrada Hospitalar de Urgência (PEHU) - Sala de Estabilização (SE) - Leito de Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI-a) - Leito de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI-p) - Leito de Cuidados Prolongados (UCP) - Leito de Unidade Coronariana (UCO) - Leito de AVC - Leito de Retaguarda Clínica. E pelos componentes pré-hospitalares: Unidade de Pronto Atendimento (UPA) - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Sua complexidade se dá pela necessidade do atendimento 24h às diferentes condições de saúde: agudas ou crônicas agudizadas, sendo elas de natureza clínica, cirúrgica, traumatologia entre outras.

Assim, para que a Rede oferte assistência qualificada aos usuários, é necessário que seus componentes atuem de forma integrada, articulada e sinérgica. Sendo indispensável a implementação da qualificação profissional, da informação, do processo de acolhimento e da regulação de acesso a todos os componentes que a constituem.