Governador Jorginho Mello repassa recursos para 18 projetos de pesquisa que visam combater o Aedes aegypti em Santa Catarina
A solenidade de repasse de mais de R$ 15 milhões para 18 projetos de pesquisa, selecionados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), que visam combater o mosquito Aedes aegypti em Santa Catarina, contará com a presença do Governador Jorginho Mello e colaboradores da Fundação.
O evento é nesta terça-feira, 10 de dezembro, às 17 horas, no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis.
Segundo o Informe Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o número de casos prováveis de dengue em Santa Catarina está 156,41% mais alto em outubro de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, e mais de 53,4 mil focos do mosquito Aedes aegypti foram localizados em 255 municípios catarinenses.
Os recursos foram destinados através do Edital 37/2024 da Fapesc, e suplementado para contemplar a excelência das propostas apresentadas.
Pontos Importantes
- Investimento total superior a R$ 15 milhões em pesquisa e inovação para o combate à dengue.
- 18 projetos selecionados de sete instituições de ensino superior catarinenses.
- Pesquisas focadas em diferentes áreas: impactos das mudanças climáticas, comunicação para prevenção e diagnóstico, previsão do avanço da doença, novas tecnologias de combate ao mosquito, testes rápidos de diagnóstico e métodos de prevenção inovadores.
- Abordagem multidisciplinar e com foco na sustentabilidade.
- Dados epidemiológicos preocupantes que justificam a ação do Governo do Estado.
- Existem outros editais (35/2024 e 36/2024) referentes às pesquisas sobre o mosquito maruim, também lançados pela Fapesc.