A Secretaria de Estado da Saúde (SES), seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), passa a recomendar a aplicação da segunda dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos que receberam a última dose da vacina bivalente há mais de 6 meses.
“É importante que todos atualizem o esquema vacinal com as doses recomendadas para cada faixa etária. As vacinas disponíveis são eficazes contra variantes que circulam no país, prevenindo sintomas graves e mortes”, destaca João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica do estado.
Confira aqui se seu esquema vacinal está completo:
vacina monovalente
vacina bivalente
Em Santa Catarina, mais de 16 milhões de doses contra a Covid-19 já foram aplicadas. Já com a vacina bivalente foram aplicadas pouco mais de 720 mil doses. “É preciso que as pessoas procurem pelas doses de reforço, especialmente crianças e adolescentes, que é o público que ainda tem um percentual baixo de vacinados contra a doença”, destaca o diretor.
Dados sobre a vacinação contra a Covid-19 em SC aqui.
De acordo com o último boletim epidemiológico, SC já registrou mais de 48 mil casos da doença este ano. Desde o final do mês de outubro foi identificado um aumento no número de casos de COVID-19 no estado, o que reforça a importância da vacinação e as medidas de controle não farmacológicas. Confira o documento completo aqui.
“Apesar da melhora no cenário epidemiológico relacionado a COVID-19, a doença não deixou de existir. Em 2023 ainda registramos quase 50 mil casos da doença e 293 óbitos. Assim, as medidas de prevenção continuam sendo necessárias e importantes, como a etiqueta da tosse, o uso de máscara por pessoas sintomáticas, a testagem, e claro, a vacinação de todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade”, reforça Fábio Gaudenzi de Faria, superintendente de vigilância em saúde.
Dados sobre os casos e óbitos por Covid-19 aqui