SES recebe homenagem por trabalho desenvolvido em busca de paz nas escolas de SC

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) foi um dos órgãos homenageados na solenidade de entrega do relatório final do Comitê de Ações Integradas para Cidadania e Paz nas Escolas (Comseg Escolar), em reconhecimento ao esforço e compromisso apresentados durante o desenvolvimento dos trabalhos. O evento ocorreu nesta quarta-feira (22), no plenário da Assembleia Legislativa (Alesc). Ao longo de sete meses o comitê buscou alternativas com o objetivo de criar a cultura de paz nas escolas públicas e privadas do estado.

A SES foi uma das instituições que participaram e contribuíram para a elaboração desse documento, como explica a diretora da Atenção Primária à Saúde da SES, Ângela Blatt Ortiga. “O Comseg é formado por várias instituições, divididas em três grupos de trabalho, que por sua vez fizeram esse relatório. Foram várias visitas nacionais e internacionais vendo outras experiências sobre como combater a violência nas escolas. O colegiado terá caráter permanente, passando a se chamar Integra. Hoje estamos muito contentes com a assinatura desse protocolo, que é uma carta-compromisso, que propõe um pacto entre todos os órgãos e entidades participantes”.

Entre os principais resultados apresentados estão dez projetos de leis, visando o reforço das unidades escolares em aspectos como estrutura e recursos humanos, protocolos e normas, social e publicidade. A presidência da Alesc também apresentará um Ato da Mesa para instituir o Observatório de Acompanhamento da Segurança Escolar.

Na visão do coordenador estadual da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Álvaro Luiz Pereira de Andrade, as ações representarão “um grande salto de qualidade na educação, na saúde, e na segurança em Santa Catarina”, tendo em vista que o desenvolvimento destas áreas está relacionado à qualidade do ambiente escolar.