SES recebe homenagem por trabalho desenvolvido em busca de paz nas escolas de SC

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) foi um dos órgãos homenageados na solenidade de entrega do relatório final do Comitê de Ações Integradas para Cidadania e Paz nas Escolas (Comseg Escolar), em reconhecimento ao esforço e compromisso apresentados durante o desenvolvimento dos trabalhos. O evento ocorreu nesta quarta-feira (22), no plenário da Assembleia Legislativa (Alesc). Ao longo de sete meses o comitê buscou alternativas com o objetivo de criar a cultura de paz nas escolas públicas e privadas do estado.

Grupo de autoridades e representantes posa para foto no plenário de uma casa legislativa, posicionados atrás de uma mesa de madeira sobre um tapete vermelho estampado. Ao fundo, há duas bandeiras — do Brasil e de um estado brasileiro — e pessoas sentadas na bancada. Ao centro, um homem segura um documento oficial, cercado por outros participantes em trajes formais e uniformes.

Fotos: Bruno Collaço / Agência AL

A SES foi uma das instituições que participaram e contribuíram para a elaboração desse documento, como explica a diretora da Atenção Primária à Saúde da SES, Ângela Blatt Ortiga. “O Comseg é formado por várias instituições, divididas em três grupos de trabalho, que por sua vez fizeram esse relatório. Foram várias visitas nacionais e internacionais vendo outras experiências sobre como combater a violência nas escolas. O colegiado terá caráter permanente, passando a se chamar Integra. Hoje estamos muito contentes com a assinatura desse protocolo, que é uma carta-compromisso, que propõe um pacto entre todos os órgãos e entidades participantes”.

Entre os principais resultados apresentados estão dez projetos de leis, visando o reforço das unidades escolares em aspectos como estrutura e recursos humanos, protocolos e normas, social e publicidade. A presidência da Alesc também apresentará um Ato da Mesa para instituir o Observatório de Acompanhamento da Segurança Escolar.

Mulher de cabelos cacheados loiros e curtos, vestindo blusa branca rendada e lenço azul com estampa floral, assina um documento sobre uma mesa. Ao fundo, um homem de colete laranja com as palavras “Defesa Civil Santa Catarina” nas costas está de costas para a câmera, enquanto outras pessoas aparecem desfocadas no ambiente legislativo.

Na visão do coordenador estadual da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Álvaro Luiz Pereira de Andrade, as ações representarão “um grande salto de qualidade na educação, na saúde, e na segurança em Santa Catarina”, tendo em vista que o desenvolvimento destas áreas está relacionado à qualidade do ambiente escolar.