A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou um simulado de evacuação no Anexo I de seu prédio, com o objetivo de treinar e orientar os servidores sobre o abandono seguro do local, em conformidade com as normas e resoluções do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina.
“Em 2025, está prevista outra capacitação de simulação no prédio Central da SES, abrangendo todos os setores. É imprescindível que cumpramos as exigências da legislação de prevenção contra incêndios e do manual de saúde e segurança do servidor público estadual, visando à proteção da vida de todos”, ressalta o Engenheiro de Segurança do Trabalho da Diretoria de Gestão de Pessoas-DIGP, Wilson Trindade Caurio Filho.
Durante o simulado, o alarme de incêndio foi acionado, e a Equipe de Brigadistas, em parceria com a Saúde Ocupacional, orientou os servidores da Diretoria de Atenção Primária em Saúde (DAPS) sobre os procedimentos de evacuação.
Os servidores foram instruídos a não utilizar os elevadores e a evacuação foi realizada exclusivamente pelas escadas de emergência. A DAPS garantiu que todas as salas foram evacuadas e os servidores receberam orientações sobre como agir em casos de sinistros.
Algumas recomendações importantes durante a evacuação incluem:
- Manter a calma;
- Acatar as orientações dos brigadistas;
- Não utilizar os elevadores;
- Descer sempre pelo lado direito da escada;
- Permanecer em grupo;
- Liberar rapidamente as entradas e acessos para os bombeiros.
A iniciativa reforça o compromisso da SES com a segurança e o bem-estar de seus servidores, promovendo uma cultura de prevenção e cuidado em situações de emergência.
Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: