SES realiza primeiro encontro estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), está realizando o 1º Encontro Estadual da Vigilância Epidemiológica Hospitalar, em Balneário Camboriú. O objetivo é capacitar os profissionais oferecendo treinamento na modalidade de oficinas, para o desenvolvimento de competências relacionadas às temáticas ligadas ao processo de trabalho da Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH).

As equipes, que serão capacitadas até quarta-feira, 22, fazem parte dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE), que compõem a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar de Santa Catarina (RENAVEH/SC), vinculada ao Ministério da Saúde. A rede tem como objetivo permitir o conhecimento, a detecção, a resposta oportuna, o monitoramento, a prevenção e controle às potenciais emergências em saúde pública no campo hospitalar.

De acordo com a coordenadora do RENAVEH/SC, Yoná Garcia Simom, várias ações já foram implantadas para aperfeiçoamento das equipes. “Com a pandemia da COVID-19, diversas ações foram realizadas para qualificar a vigilância epidemiológica em âmbito hospitalar. Em 2023 realizamos um simulado com as equipes para resposta às potenciais emergências e agora estaremos realizando este evento, com palestras e oficinas para cada vez mais, garantir a qualidade dos dos processos de trabalho das equipes. Além disso, conseguimos de forma presencial integrar as equipes dos NHE do estado, fortalecendo as ações ao trocar experiências exitosas de VEH em cada região”, afirma.

O diretor da DIVE/SC, João Augusto Brancher Fuck, pontua que as estratégias de reformulação da rede iniciaram em 2020 com apoio do Ministério da Saúde. “A busca da expansão dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia e fortalecimento do serviço em Santa Catarina é de grande importância para a execução de ações de vigilância hospitalar e construção do conhecimento entre profissionais da saúde. Além disso, permite uma detecção oportuna de mudanças no perfil epidemiológico de doenças e agravos, para uma pronta resposta dos serviços de saúde”. Atualmente, a rede conta com 24 NHE em todo o estado.

O evento é direcionado para os técnicos que trabalham nos NHE vinculados à RENAVEH/SC, coordenadores municipais dos NHE e conta com a participação de referências estaduais no assunto.