A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Prefeitura de Seara, promoveu uma capacitação direcionada às enfermeiras municipais, com o foco em Consulta de Saúde da Mulher e o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero. O treinamento, realizado pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) e Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC), já passou pela Grande Florianópolis, Serra, Foz do Rio Itajaí, Meio Oeste, Alto Uruguai Catarinense e Alto Vale do Rio do Peixe.
Durante a capacitação, as profissionais tiveram a oportunidade de conhecer o novo método de rastreamento populacional, atualmente em discussão no país como estratégia para ampliar a eficiência da prevenção.
“Além disso, as enfermeiras receberam orientações sobre avaliação clínica das mamas, atualização dos protocolos de testagem rápida (TR) para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e debateram temas relacionados à saúde sexual e reprodutiva”, explica a enfermeira da área técnica da Saúde da Mulher da DAPS, Márcia de Oliveira.
A atividade, que ocorreu na última semana de julho, marcou a conclusão de um curso que integrou teoria e prática. A enfase foi no aperfeiçoamento da técnica de coleta do exame citopatológico (preventivo), essencial para a detecção precoce de lesões precursoras do câncer de colo uterino.
“Capacitar as equipes da Atenção Primária à Saúde para a adoção de técnicas aprimoradas e novos protocolos é fundamental para elevar a qualidade do rastreamento e ampliar o acesso ao diagnóstico precoce, contribuindo para a redução da mortalidade por câncer do colo do útero”, conclui a enfermeira.
Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc