Com a finalidade de avaliar, discutir e propor estratégias e ações para a redução do tempo de espera por cirurgias eletivas, a Secretária Carmen Zanotto instituiu, através da portaria pdf nº23 de 13 de janeiro, um grupo de trabalho composto por integrantes de diferentes órgãos e entidades. O grupo se reunirá semanalmente e a coordenação será responsabilidade dos membros da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Farão parte da equipe três representantes da SES, três representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS-SC), três representantes da rede hospitalar credenciada de prestadores de serviços vinculada ao SUS, no estado, e um representante do Colegiado de Consórcios Públicos de Santa Catarina (CCP-SC).
Caberá aos integrantes obter e organizar dados e informações relacionadas às filas de espera por cirurgias eletivas e relacionadas à capacidade técnica e capacidade instalada da rede de prestadores de serviços vinculada ao SUS em Santa Catarina, apresentando diagnóstico situacional atualizado da oferta disponível. A equipe também deverá propor estratégias e ações que objetivem otimizar o acesso aos serviços cirúrgicos eletivos, impactando na redução do tempo de espera, de modo a equacionar a disparidade entre oferta e demanda, além de discutir e modelar propostas de Linha de Cuidado, Fluxogramas e Protocolos de Acesso.
Entre as metas iniciais dos trabalhos estão definidas:
- Levantamento de demandas reprimidas por procedimentos SUS.
- Levantamento de série histórica de produção de cirurgias eletivas.
- Definição de estratégia de capacitação dos municípios.
Será permitido convidar representantes de outros órgãos e entidades, públicas e privadas, bem como especialistas em assuntos ligados ao tema. Os resultados obtidos serão remetidos à Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para apreciação e deliberação.
Mais informações para a imprensa:
Silvestre Aguiar
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078