SES capacita mais de 4.400 profissionais da rede de urgência e emergência em 2023 e supera os anos anteriores

A Superintendência de Urgência e Emergência (SUE), por meio da Gerência de Educação em Urgências (GEREU) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ampliou, de forma expressiva, o número de capacitações oferecidas aos profissionais da área em 2023 em comparação com os anos anteriores. Este ano, mais de 4.400 profissionais da rede de urgência e emergência passaram pelos treinamentos, enquanto em 2022 foram apenas 50.

O trabalho foi implementado em parceria com municípios e com os coordenadores das unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) das oito regiões do estado. Foram oferecidas 67 capacitações.

Os profissionais tiveram a oportunidade de participar de oficinas práticas de trauma, suporte básico de vida e imobilizações, além de aulas teóricas online. O treinamento dos colaboradores garante o desenvolvimento de habilidades para agir em situações de emergência, na tomada de decisões mais assertivas, lidar com situações de estresse, além de prestar um atendimento mais humanizado.

A imagem mostra um grupo de profissionais do SAMU 192 – SC posando juntos no palco, diante de um telão que exibe a mensagem de boas-vindas para a "Capacitação para Profissionais de Suporte Básico de Vida", realizada em 14/11/2023, em Navegantes-SC. No telão também aparecem o logotipo do GEREU (Gerência de Educação em Urgências de Santa Catarina), o endereço de e-mail institucional, o perfil do Instagram e os logotipos do SUS e da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Os participantes usam uniformes do SAMU e demonstram espírito de equipe, com alguns posando com os braços cruzados e outros agachados na frente. Ao lado do grupo, estão as bandeiras do Brasil e de Santa Catarina.

“Em 2023, nossa prioridade foi atender às demandas represadas que são fundamentais para o aprimoramento dos profissionais. Concentramos esforços em oferecer capacitações abrangentes e direcionadas, visando elevar a qualidade e eficiência dos cuidados prestados à população”, ressaltou Juliana Guaresi, diretora da Gereu.

Para Juliana, as demandas reprimidas serviram de oportunidade de crescimento e aprimoramento principalmente em áreas de maior necessidade. “Procuramos identificar lacunas de conhecimento, para desenvolver habilidades técnicas e fortalecer a capacidade de resposta diante de ocorrências mais solicitadas”, explicou ela.

Segundo o Superintendente de Urgência e Emergência, Marco Antônio Fonseca, a capacitação é um investimento essencial para oferecer um serviço eficiente e de qualidade, salvando vidas e promovendo o bem-estar da comunidade atendida. “Para 2024, planejamos um incremento na oferta de cursos em nossas plataformas EAD, além de seguirmos mantendo as capacitações presenciais em todas as regiões do Estado. A retomada dessas atividades educativas demonstra o comprometimento do governo do estado com a qualidade dos serviços oferecidos”, declara.

A imagem mostra um grupo de profissionais do SAMU vestindo uniformes azul-marinho com detalhes laranja e o emblema de emergência médica no peito. Eles estão em uma sala de treinamento e seguram manequins utilizados para práticas de primeiros socorros — alguns simulando bebês e outros simulando o tronco de um adulto. Dois participantes também seguram ressuscitadores manuais (Ambu bag), usados para ventilação artificial. O clima é de aprendizado e cooperação, evidenciando um treinamento de suporte básico de vida voltado para diferentes faixas etárias.