No dias 24 e 25 deste mês, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) será o palco para a realização do VI Congresso Catarinense de Aleitamento Materno, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde. O evento acontecerá no Auditório Deputada Antonieta de Barros, das 8h às 18h, e oferecerá inscrições gratuitas.
O objetivo principal é atualizar os profissionais de saúde sobre o aleitamento materno nos diferentes níveis de complexidade da rede de atenção à saúde, além de discutir temas especiais em aleitamento materno, políticas públicas voltadas para a promoção do aleitamento materno, assim como verificar a eficácia da aplicabilidade nos equipamentos sociais conforme leis trabalhistas e de aleitamento.
O idealizador do evento e presidente da Associação Brasileira de Amamentação, pediatra Cecim El Achkar, destaca a importância do aleitamento materno na prevenção contra uma série de doenças infecciosas e crônico-degenerativas. “O leite humano é a primeira vacina da criança e provê nutrição ótima representando segurança alimentar, além de a amamentação desenvolver um vínculo afetivo único entre mãe e bebê”, citou o pediatra.
A enfermeira Soninha Silva, especialista em amamentação e incentivadora do congresso, ressalta “o aleitamento materno é um presente lindo e sem preço que se pode dar a um bebê, mas não é um ato simples e muito menos fácil. Requer aprendizado e ajuda de um profissional capacitado, pois problemas com a amamentação demandam soluções imediatas. Quanto mais precocemente se intervém melhor o resultado”.
Estima-se que mais de 80% das mulheres tenham ou já tiveram algum tipo de dificuldade ao amamentar. Nos últimos anos, as mulheres cada vez mais têm buscado assistência profissional especializada, na gestação ou quando se deparam com algum problema durante o processo de amamentação. Desta forma, a capacitação profissional em amamentação é uma área que cresce a cada dia. Os benefícios da amamentação são conhecidos e amplamente divulgados, mas ainda há desafios. As dificuldades, em sua maioria, são de informações inadequadas e uma técnica incorreta da amamentação.
A programação contará com palestras e mesas-redondas, seguidas de debates. O evento é gratuito. Interessados devem se inscrever pelo link: http://escola.alesc.sc.gov.br/evento