Servidora da SES conquista maior prêmio de enfermagem do Brasil

A servidora da Secretaria de Estado da Saúde (SES), enfermeira Euseli de Assis Batista, foi homenageada com o Prêmio Anna Nery 2024, durante o 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). A premiação reconhece profissionais que se destacam por sua excelência, dedicação e contribuições significativas à profissão e ao sistema de saúde do país. Euseli foi indicada pelo plenário do Conselho Regional de Enfermagem de SC, entre mais de 80 mil profissionais da enfermagem catarinense. O evento foi realizado na última terça-feira (17), em Recife.

Atualmente, Euseli atua como enfermeira de voo no Batalhão de Operações Aéreas do SAMU Aeromédico e na emergência do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Em 2021, a servidora participou da implantação do serviço de transfusão de sangue total das aeronaves Arcanjos, uma iniciativa pioneira no Brasil, tornando o país o quarto no mundo a realizar transfusões de sangue total em aeronaves, ao lado de Estados Unidos, Noruega e Israel.

“É uma honra receber esse prêmio e gratificante ao mesmo tempo porque valoriza o nosso trabalho. Estou muito feliz. Mas acredito que todos os profissionais catarinenses são merecedores desse prêmio. É um reconhecimento e valorização de um esforço diário para entregar o melhor de nós. Afinal, o sucesso de um trabalho depende do empenho de cada”, ressalta Euseli.

Prêmio Anna Nery

Criado em 2012, o prêmio é oferecido pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais a profissionais que contribuem para o avanço da enfermagem com dedicação e comprometimento. Desde então, mais de 351 personalidades já foram homenageadas. O nome do prêmio homenageia Anna Nery, pioneira da enfermagem no Brasil, conhecida por seu trabalho voluntário durante a Guerra do Paraguai no século XIX.