A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está promovendo o primeiro Seminário Estadual de Vigilância Sanitária nesta terça-feira, 5, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), em Florianópolis. Em alusão ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, o evento traz ações importantes do serviço e sua responsabilidade no Sistema Único de Saúde em Santa Catarina.
Foto: Robson Valverde
“Neste Dia Nacional da Vigilância Sanitária relembramos as ações importantes desse serviço que monitora os alimentos que ingerimos, os locais que frequentamos, os serviços de saúde, a segurança do paciente, a qualidade de produtos e serviços que consumimos diariamente. A vigilância sanitária garante à sociedade o acesso a produtos e serviços de qualidade e com segurança. Então, a importância é trazermos sempre à discussão as ações realizadas, o trabalho dessa rede fantástica - municípios, Estado e Anvisa -, todos trabalhando juntos para proteger a saúde da população”, destaca o superintendente de Vigilância em Saúde/SES, Dr. Fábio Gaudenzi.
O evento reúne gestores e agentes públicos atuantes na vigilância sanitária de todo o estado, incluindo representantes do nível nacional, estadual e municipal. Serão discutidos avanços, desafios e perspectivas da vigilância sanitária em Santa Catarina, promovendo o fortalecimento das ações e a troca de experiências entre os participantes.
“O evento é uma oportunidade para que haja uma troca de conhecimento entre os técnicos do nível federal, nível estadual e municipais. A vigilância tem um papel fundamental na saúde das pessoas, principalmente na proteção da saúde. São esses momentos de troca de informações que podemos reconhecer o trabalho que é executado, como verificar as experiências bem sucedidas. Teremos palestras sobre monitoramento de serviços e de produtos, saúde do trabalhador, saúde ambiental e algumas novidades, como a futura publicação de uma nova portaria que normatiza e regulamenta a classificação de risco para os produtos e atividades, além de uma discussão sobre pactuação entre os municípios”, explica o diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Eduardo Macário.
Mais informações:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc